A Dentsu anunciou nesta quinta-feira (12) a compra do Aegis Group por US$ 4,9 bilhões. O grupo originário do Reino Unido é a maior aquisição da rede japonesa, que agora investe para aumentar sua influência global.
A Dentsu pagará £ 2,48 para cada ação da Aegis Group na aquisição, cifra 48% superior ao valor normal dos papeis no fechamento desta quarta-feira (11). O acordo deve ser finalizado no último trimestre deste ano e precisa ser aprovado por 75% dos acionistas.
A rede japonesa recebeu uma injeção financeira no começo deste ano, quando se desvinculou do Publicis Groupe. A holding francesa comprou de volta 18 milhões de suas próprias ações por US$ 848,5 milhões.
O Aegis Group é composto por Carat, iProspect, Isobar, Posterscope e Vizeum e tem cerca de 12 mil funcionários espalhados em 80 países. No Brasil, controla a AgênciaClick Isobar, a Age Isobar e a operação local da iProspect. Segundo os executivos de ambas as companhias, 75 dos 100 maiores anunciantes do planeta têm sua conta publicitária entregue ao conglomerado recém-formado. Em 2011, o Aegis Group teve um crescimento de receita de 20%, encerrando o ano com US$ 1,5 bilhão em faturamento.
Novos alvos
Segundo um analista do Citibank, o acordo entre Dentsu e Aegis Group pode implicar em novas aquisições futuras. Isso porque o maior acionista do Aegis era Vincent Bolloré, que vendeu os 30% que tinha à rede japonesa. Bolloré é acionista, chairman e membro da cúpula do grupo Havas, agora relativamente pequeno em relação ao novo conglomerado, o que segundo o banco dá a entender que uma nova aquisição estaria em vista.
com informações do Advertising Age