A APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) resgata a sua tradicional premiação que homenageia profissionais da comunicação, com o troféu a Garra do Galo. Batizada como Contribuição Profissional, a última edição da premiação foi em 2015, porque o mercado exigia mudança e sofreu fortes revisões.

Segundo Silvio Soledade, presidente da entidade, a arrecadação caiu e todas as empresas que representam a indústria da comunicação passaram a rever seus processos. “Em 2016, nós também tivemos de reavaliar as atividades da APP e congelamos tudo por falta de apoio. Ficou inviável realizar o prêmio.”

Soledade afirma que, agora, a entidade está ajustada à atual situação e pode voltar com a premiação, que foi, segundo ele, um pedido do próprio mercado, porque é um evento que destaca o profissional pela relevância, pela contribuição que ele ofereceu ao setor.
Além disso, ainda conforme Soledade, há 16 meses o mundo vive um baixo-astral terrível e ele acredita que resgatar a Garra do Galo deve trazer um pouco de ânimo a todos.

Silvio Soledade (Divulgação)

“O momento exige que se valorize o profissional, mas acaba sendo um prêmio também para a família do ‘laureado’, já que virou uma tradição o premiado levar toda família, quando se podia aglomerar”. A edição da retomada será online. Mas, no ano que vem, nas palavras de Soledade, será uma confraternização presencial. Ele aposta ainda que em 2022 o evento possa ser híbrido, assim possibilita a participação de outras regiões, “já que a APP é uma entidade nacional”.

“O formato híbrido permite a realização dos dois modelos e, assim, podemos fortalecer outros estados”. Toda a estrutura do troféu Garra do Galo foi repensada e atualizada, inclusive as categorias de premiação.

Neste ano, a APP Brasil concederá o prêmio aos profissionais de Liderança, Liderança Regional, Criação, Tecnologia e Dados, Mídia, Veículos e Plataformas, Marketing e Marcas, Planejamento e Estratégia, Atendimento e Negócios, Comunicação e Conteúdo e Contribuição Histórica. Diversidade e Inclusão, e Educação são duas novas categorias, segundo o presidente da entidade. “Estou muito feliz por dar continuidade a este trabalho tão importante para nossos profissionais, reconhecimento àqueles que ajudam diariamente a transformar e a impulsionar o nosso mercado”, destaca Soledade.

“A APP vem passando por grandes transformações e não seria diferente na hora de retomar o troféu Garra do Galo. Entendemos que era preciso repensar as categorias e direcionar nosso evento com o propósito da APP nos dias de hoje. Um grande evento como este tem de estar alinhado com o movimento e as expectativas dos profissionais”, diz.
A escolha dos profissionais vencedores do troféu Garra do Galo é realizada pela diretoria da APP Brasil, curadoria que abrange todas as áreas do mercado, ampliando visões e possibilitando significativas descobertas em relação à contribuição profissional. “Nosso grande diferencial é a valorização e o reconhecimento ao profissional e não para onde ele trabalha ou trabalhou. A intenção ao longo de todos esses anos é justamente valorizar a pessoa e o que ela tem feito para contribuir com o mercado”, destaca Toninho Izidoro, diretor de eventos culturais da APP Brasil.

A APP vai deflagar nos próximos dias campanha para chamar a atenção do mercado. A ação será composta de uma série de depoimentos de alguns vencedores das edições anteriores.

Os vídeos serão veiculados nas redes sociais da APP Brasil. Armando Ferrentini, Paulo Gregoraci, Luiz Lara, Mario D’Andrea, José Francisco Queiroz, Marcelo Passos, Marcio Oliveira, Carlos Righi, Luciana Schwartz, Antonio Toledano, Flavio Ferrari, Paulo Zoegas, Luiz Ritton, João Livi e Gal Barradas são alguns dos profissionais que relembram a importância dos prêmios nas trajetórias.