Greco participa pela segunda vez do festival em 2013, sendo a primeira como jurado

 

Nesta semana, o propmark começa a publicar reportagens com os representantes brasileiros dos júris do Cannes Lions 2013. Caso de Gustavo Greco, fundador e diretor de criação da Greco Design, que volta à Riviera Francesa depois de conquistar, no ano passado, um Leão de bronze na competição, colocando Minas Gerais no cenário mundial do design. O próprio Greco diz que não é mais o mesmo depois de conhecer o maior festival de criatividade do mundo e fala do desafio de escolher os melhores projetos de design do mundo, ressaltando que o Brasil não deixa nada a dever a país nenhum em criatividade. “Isso temos de sobra. A criatividade, como matéria-prima, é um recurso inesgotável”, diz.

 

 

Debutando
“No ano passado, eu tive minha primeira oportunidade de conhecer o festival de perto. Fui como delegado brasileiro, com inscrição subsidiada pela parceria com a Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), da qual sou diretor em Minas Gerais, e pude conferir a grandeza do festival. Além da qualidade dos projetos premiados, que conferem ao evento o título justo de ‘maior festival de criatividade do mundo’, fiquei impressionado com o conteúdo apresentado. Todos os dias você tem acesso a uma enorme quantidade de palestras, workshops e seminários. Não dá para voltar o mesmo de Cannes. Além de ter sido a primeira vez que participei como delegado, estar entre os representantes do design brasileiro foi uma grande oportunidade para observar como a atividade é inserida no festival. Gostei muito do que vi e do espaço que a disciplina vem conquistando desde que se tornou uma categoria no festival.”

Peculiaridades
“A área ainda é relativamente nova em Cannes, mas acho muito importante, em um festival com origem na publicidade, o fato dos jurados selecionados para a categoria de design serem profissionais de nossa disciplina. Isso possibilita um julgamento baseado em peculiaridades do setor e, consequentemente, o fortalecimento do design no Cannes Lions. Concordo com a seleção anterior dos GP’s, como por exemplo a execução da tipografia criada a partir dos movimentos do carro para a Toyota (GP em 2010), o uso multissensorial do design para o hotel Cosmopolitan (vencedor em 2011) e a adequação da técnica de produção escolhida para o relatório Austria Solar (GP do ano passado).”

Criatividade brasileira
“Finalmente, os recursos intangíveis estão sendo vistos como de grande relevância para a economia. Países como a China, por exemplo, investiram em criatividade como estratégia para vencer uma crise econômica. No Brasil, país de riquezas socioculturais abundantes, uma secretaria foi criada especificamente para tratar do assunto. Por mais complexo que seja materializar o intangível, dando valor real a um capital simbólico, o fato é que a criatividade, como matéria-prima, é um recurso inesgotável. O Brasil não fica devendo nada para os projetos do exterior. Todo processo de criação passa por um repertório particular que, aliado ao universo do cliente, permite uma solução formal. Por isso, nossas questões culturais e sociais refletem diretamente na qualidade e na inovação dos projetos brasileiros. A categoria design ainda é nova, mas o país vem apresentando grande interesse na participação. Fomos o segundo em número de inscrições no ano passado e sempre voltamos para casa com Leões na categoria.”

Desafio
“Ter a oportunidade de discutir design com os demais jurados, todos profissionais de altíssimo nível em seus países, é um momento ímpar da minha carreira. Poder ver de perto os projetos inscritos, seus problemas de design e as soluções propostas, também aumenta o nosso repertório para o trabalho que desenvolvemos para nossos clientes. É grande o desafio de escolher o que será considerado como os melhores projetos do mundo. Esta edição ainda traz um caráter especial, em função da comemoração dos 60 anos do festival. Espero contribuir para que seja memorável, apontando trabalhos que sejam reconhecidos não só neste, mas também nos próximos anos.”

Olhar
“O bom designer é aquele que tem a capacidade de solucionar bem os problemas. Ele deve aliar conhecimento, imaginação e inovação, apresentando uma resposta adequada para o problema e pertinente ao universo de quem receberá a mensagem. E deve ter um olhar atento e não só para gerar boas soluções visuais, mas para entender o entorno, conhecer o cliente (‘ouvir com os olhos’) e enxergar as mudanças à nossa volta.”

Critérios
“Ainda não recebi orientações de como será o julgamento neste ano. Mas critérios como criatividade, originalidade, execução e engajamento da audiência estarão sempre presentes. Pessoalmente, gosto daqueles projetos que você pensa ao ver ‘Poxa, por que não tive esta ideia antes?’”

Grand Prix
“Fiquei muito impressionado com o GP do Cannes Lions 2012, o relatório anual da Austria Solar, criado pela Service Plan da Alemanha. Nada mais apropriado do que criar um relatório impresso com tinta fotossensível para uma empresa que tem por objeto a energia solar. Além de adequação, o projeto apresenta um resultado formal quase mágico: páginas brancas que se colorem e revelam seu conteúdo quando expostas à luz do sol.”

Experiência
“Em 2011, fiz parte do júri do El Ojo de Iberoamerica e fui um dos jurados da Bienal Nacional de Design, da ADG Brasil. Há alguns anos participo também do julgamento do Prêmio Minas de Comunicação, do Sinapro-MG, sempre na categoria design.”

Estilo
“Sou inquieto e isso se reflete na minha equipe, evitando que nos acomodemos. Gostamos de novas ideias, de tentar novos caminhos, de experimentar. Uma grande característica da Greco é que mudamos muito, o tempo todo. Acredito no trabalho em equipe, com quem mantenho uma relação próxima e compartilhada. Divido sempre meus créditos com eles, pois nada do que consegui até hoje foi em uma jornada solitária. Tenho uma qualidade que às vezes me frustra: pra mim nada é impossível, com esforço e atenção se consegue qualquer coisa.”

O primeiro Leão
“Receber o primeiro Leão de design de Minas Gerais e o único do estado em 2012 foi, acima de tudo, uma honra. A emoção da premiação é indescritível. Mas, além disso, foi bom perceber que Cannes é realmente um evento democrático: não importa o tamanho do cliente, e sim a ideia. O projeto premiado da Greco foi um sistema de sinalização para uma clínica ortodôntica. Utilizamos da ideia dos braquetes e borrachas presentes nos aparelhos fixos para a criação de uma família de números e pictogramas exclusivos para o projeto. Penso que os prêmios são reflexos de um trabalho bem feito. Regionalmente, fomos eleitos a melhor empresa de design de Minas Gerais por dois anos consecutivos, em premiação promovida pelo Sinapro-MG. Tivemos participação nas últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico e recebemos prêmios nacionais relevantes, como o Idea Brasil e o Max Feffer. Do ano passado pra cá, conquistamos prêmios fora do Brasil, como os da Print Magazine e How Magazine, Grand Prix no Red Dot Design Award, em Berlim, destaque do júri na Bienal Ibero-Americana de Madrid, além de premiações no London International Awards, El Ojo de Iberoamerica e iF Communication Design Award.”

Abedesign em Cannes
“Em 2012, a Greco foi convidada pela Abedesign para desenvolver o projeto do estande que apresenta o programa Brasil Design, da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O mote, ‘Brazil. Unique blend. Unique Design’ (‘Brasil. Uma mistura única. Um Design único’, em tradução livre), foi criado por Tathiana Machado, da Staff Comunicação, do Rio, que em 2012 foi selecionada para o Young Lions Competition junto com Lorena Marinho, da Greco – o que também foi motivo de grande alegria por aqui. Nosso desafio era materializar esse conceito, então projetamos um grande mosaico feito de postais com imagens que se juntavam para retratar um país de multiplicidade cultural e visual. Cada cartão funcionava isoladamente, mas, quando estavam juntos, formavam um quadro visual único. Ao final de Cannes, ao ver vários espaços vazios, percebemos o sucesso do estande e concluímos que cumprimos bem o nosso objetivo, de dar mais visibilidade para a marca Brasil e para o design brasileiro no cenário internacional.”