Nesta quinta-feira (21) será exibido no canal UrbanFeed do YouTube o segundo capítulo da websérie ‘Madrugada desesperada’, que mostra o coletivo Bailistas, que busca inspiração para sua proposta artística na excitante madrugada paulistana. O grupo integra o projeto da cerveja Desperados, do Grupo Heineken, que tem apresentação de Fernanda Young e produção da Conspira+, núcleo da Conspiração Filmes, e direção de Tom Stringhini. É o principal projeto de comunicação da marca desde a chegada ao mercado brasileiro, há quatro anos, em Curitiba, como mercado-teste. Um ano depois, chegou ao Rio de Janeiro e desde 2014 é comercializada em todo o país, em mais de 17 mil pontos de venda.

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O desenvolvimento não envolve agência de publicidade. Foi uma ação proativa da divisão de branded content da produtora. Segundo Renata Brandão, presidente de negócios da Conspiração, assim que o projeto foi apresentado, em meados do ano passado, Daniela Cachich (vice-presidente de marketing da Heineken) e Vanessa Brandão (gerente de marketing de Desperados) decidiram transformá-lo “no protagonista da plataforma de comunicação da marca em 2016”.

Além dos Bailistas, participam da ação o artista plástico Leandro Dário, o Coletivo Rolê, Venga Venga, Aline Tima, projeto VJ Suave e Yellow P, entre outros. Além da projeção no YouTube, no dia 30 de abril será inaugurada a Galeria Desperada, com instalações artísticas dos personagens e festas, sempre a partir das 23h, na Galeria Ouro Fino, em São Paulo.

“O processo criativo foi desafiador e instigante. A Conspiração investiu num profundo processo de pesquisa para encontrar os artistas que mais se conectavam com os conceitos da marca. A ideia era levar o público para a madrugada sem amarras, sem convenções ou qualquer tipo de estética previamente estabelecida. Fernanda Young percorreu a madrugada paulistana em busca de artistas disruptivos, urbanos e, até então, desconhecidos do grande público, que se apropriavam das ruas como palco para suas criações. As filmagens foram realizadas de setembro de 2015 a janeiro de 2016, e resultaram em oito episódios”, explica Vanessa Brandão.

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“A marca aposta nesse formato, pois em um mundo onde os consumidores se tornaram curadores do próprio conteúdo em plataformas on demand, se torna cada vez mais improvável impactar seu consumidor com um filme comercial. Por isso, fomos buscar um formato que unisse o posicionamento da marca e histórias interessantes de serem contadas. Madrugada Desperada mostra um fascinante “lado B” da madrugada, um lado que poucas pessoas conhecem e queremos inspirar o público, através dessas histórias, a sair da zona de conforto e fazer coisas de forma diferente”, acrescenta Vanessa.

Ela finaliza: “Desperados é uma marca para momentos de festa ou esquenta com os amigos. É uma marca de posicionamento jovem, ousado, até meio “maluca”. Ela geralmente é consumida antes (esquenta), durante a festa e depois (after)”.