O segundo dia do El Ojo 2023 contou com uma palestra de José “Pepe” Beker, que trouxe a sua visão sobre o uso da IA pelo setor

José “Pepe” Beker, cofundador, sócio e CCO da BeSo pela LLYC (México) e CCO Américas da LLYC, subiu ao palco do Festival El Ojo de Iberoamérica 2023 nesta quarta-feira (15) para falar da necessidade do mercado de acompanhar as mudanças tecnológicas provocadas pela inteligência artificial.

Durante a palestra “Sobreviventes da IA: as ideias nunca são substituíveis”, o executivo ressaltou que a “turbulência” causa pela nova era tecnológica não pode pegar as agências e profissionais desprevenidos. “Para permanecer na indústria, nós devemos ser curadores da inteligência artificial”, avisou Beker.

Segundo o Beker, o uso da tecnologia deve ser pensado como uma forma de redesenhar e melhorar as ideias ao longo do processo. “Pense que é como um taxista. Se você pedir para ir ao aeroporto, pode ser que ele não use o GPS porque já sabe como chegar, mas se usar, é capaz de aprender um caminho mais rápido”, afirmou.

O criativo também apresentou o que ele chama de “sete padrões da IA”, sendo eles a hiperpersonalização, o reconhecimento, a conversação e interação humana, a análise preditiva e decisão, sistemas orientados à objetivos, os sistemas autônomos e os padrões e anomalias.

José "Pepe" Beker apresentou as suas visões sobre o uso da inteligência artificial no mercado (Reprodução/El Ojo)

Ao longo de sua fala, Beker trouxe alguns cases que usaram da tecnologia para se destacarem, mesmo antes das conversas fervorosas sobre a inteligência artificial, como é o caso da campanha “Yeyeye.com”, criada pela Agulla & Baccetti nos anos 2000 que convidava os telespectadores da televisão a acessarem o site para descobrirem a continuação da peça.

A escalada tecnológica também foi um dos temas que o executivo debateu ao longo de sua conferência e, para exemplificar a velocidade com que o mundo está se atualizando, ele usou uma linha do tempo de alguns dos principais lançamentos da Apple.

De acordo com Beker, o mercado tecnológico passou a mudar em 1984, quando a empresa lançou a campanha “Apple Macintosh” que apresentava o primeiro computador de uso pessoal. Depois disso, a outra data importante destacada pelo executivo foi 2007, quando a Apple apresentou o primeiro iPhone. Por último, ele trouxe o que considera ser um ponto de virada tanto para o mercado tecnológico quanto para o de comunicação, que é o último lançamento da empresa, feito em 2023, com a apresentação do Apple Vision Pro.

Segundo Beker, os novos óculos da Apple deve revolucionar o cenário mundial e o mercado deve estar atendo à isso. “O hardware está morrendo e o negócio está aí para os comunicadores, eles já têm de pensar no desenvolvimento dessas aplicações daqui a três anos”, afirmou Beker.

Por fim, o líder da BeSo trouxe um tom otimista para o uso das inteligências artificiais e afirmou que acredita que o mundo está melhor do que antes, apesar da hiper comunicação gerada pela globalização e avanços das plataformas.

Além disso, ele destacou que, embora a IA e as novas tecnologias desenvolvidas possam deixar muitas pessoas sem emprego, elas também levarão à criação de novas posições e que os “verdadeiros detratores das novas coisas são aqueles que, no fundo, sabem que não são bons”.

Com isso, Beker defendeu que os profissionais devem sempre estar aprendendo coisas novas para se atualizarem e encorajou as pessoas que trabalham na indústria a não apenas olharem para o que fazem no presente, mas também a pensarem paralelamente sobre como será o seu trabalho daqui a três anos.