Agência que fez história na propaganda gaúcha e hoje possui uma atuação nacional, a Dez Comunicação está completando 20 anos de atividade. Fundada em 1993 por Vitor Knijnik, Mauro Dorfman e Paulo Guerchfeld – conhecidos, na época, como os “guris da Dez” –, juntamente com Fábio Sclovsky e Carlos Saul Duque, a agência iniciou sua operação sem nenhum cliente, mas logo deslanchou, apostando sempre no perfil criativo. Na época em que se chamava Dez Brasil, fruto de uma associação com a Fischer América, do Grupo Total (hoje Fischer & Friends), a agência assinou a criação de campanhas memoráveis, como para o cursinho pré-vestibular Universitário: “Difícil mesmo é a vida, vestibular a gente dá um jeito”; entre outras, para clientes como Superpizza, Vivo, Ponto Frio e Angeloni.
Hoje, como Dez Comunicação, tem quatro sócios: Dorfman, Duque, Claudia Gonçalves e Delmar Gentil. Além da agência de propaganda, tem mais duas unidades: a Zoo, digital, e a Zed, de trade shopper, que fica em São Paulo, focada no ponto de venda. “A própria denominação e logo da empresa mostram a evolução. Antes, era chamada Dez Propaganda e o logo ficava dentro de um quadrado. Agora somos um grupo de comunicação com três unidades, que, assim como os logos, são formas orgânicas”, explica Dorfman, presidente da operação.
Para o executivo, o papel das agências mudou muito nestes 20 anos. “Quando a Dez foi fundada, a missão era criar boas campanhas publicitárias para seus clientes. E era isso que faziam as boas agências, na época. Vinte anos depois, o papel de uma agência é multifacetado. É uma abrangência muito maior do nosso trabalho, tanto no sentido horizontal quanto na profundidade. Estamos envolvidos com a estratégia e o negócio do cliente, nunca esquecendo a prestação de serviço – que, inclusive, claro, envolve propaganda”, comenta. Com 90 funcionários, a Dez Comunicação tem atuação permanente em toda região Sul. Também atua com força em Santa Catarina, em função dos clientes Angeloni, Fiat e Cota; e no Paraná, onde atende a mesma Angeloni e a Cyrela.
Para 2013, a agência projeta um crescimento na ordem de 20%, tanto em receita quanto em faturamento. “O último ano foi parecido com 2011. Mas agora vamos colher os resultados da consolidação das unidades Zed e Zoo, do núcleo imobiliário e da conta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que falta somente assinar o contrato”, diz.
Áreas
De acordo com Dorfman, a Zed e a Zoo funcionam de forma integrada, mas com autonomia, no modelo que chamam de Dez-Integração. “É um sistema muito dinâmico e está ajudando demais a ‘nave-mãe’, que é a agência, a saber, pensar e lidar com as outras disciplinas. E contribuir com a gestão de seus clientes de forma mais ampla”, diz.
Já na Dez, os departamentos foram reordenados fisicamente dentro de apenas três áreas de trabalho, definidas pelo processo: a área planejadora, a criadora e a produtora. Entre os principais clientes do grupo estão empresas como BRF, Microsoft, Fiat, Goldsztein, OAS, Cyrela, Alphaville, Cota, Angeloni, Vinícola Aurora, Massey Ferguson, Kimberly-Clark, entre outros.
Campanha
Para comemorar a data, a agência está com um projeto que inclui campanha com peças gráficas e um hotsite colaborativo, que vai convidar ex e atuais profissionais, parceiros e clientes, a registrar a sua história com a empresa. O símbolo dos 20 anos é a impressão digital. “Nos demos conta de que a história da Dez tem o dedo de muita gente. Nestas duas décadas, centenas de pessoas passaram por aqui, entre equipes, clientes e fornecedores. E deixaram sua marca na agência. Foi a escola de muitos talentos do mercado, é uma empresa que tem muita personalidade e a gente quer resgatar e iluminar o lado na história”, explica Dorfman. Para isso, a Digital Zoo criou uma ferramenta que vai fazer uma retrospectiva de forma colaborativa. “É uma grande história contada que vai criar uma grande linha do tempo”, adianta.
Com o tema “Identidade”, a série de ações, que se iniciou neste final de semana – mais precisamente sábado, 23 de março, data oficial da fundação –, utiliza a serigrafia. Uma técnica artesanal e antiga para montar um projeto arrojado e divertido, inspirado nas digitais de um dedo, que representa “o dedo da Dez”.
Uma das iniciativas vai criar e emoldurar quatro pôsteres com as digitais de cada um dos sócios e com as linhas desenhadas com nomes de pessoas que tem ligação com suas áreas de atuação. O pôster de Dorfman, por exemplo, vai misturar na tinta da serigrafia pó de café e usar de fundo a sobreposição de filtros do produto, simbolizando a energia da inquietação, do empreendedorismo. Na assinatura, a chamada: “Tem o dedo do Mauro, tem o dedo de muita gente”.