Para tentar combater o tabagismo, dez países decidiram usar o marketing inverso e retirar os logotipos das marcas das embalagens de cigarros. O objetivo é excluir, também, os anúncios e tornar todos os produtos iguais e completamente brancos.
Essa mudança começou a ser implementada em 2012, na Austrália, e agora será incorporada por outros países até maio de 2016. São eles: Hungría, França, Suécia, Irlanda, Uruguai, África do Sul, Noruega, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Enquanto isso, no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em abril uma resolução que determina um novo modelo de embalagem para produtos derivados do tabaco.
Além das advertências sobre os efeitos, localizadas na parte de trás do maço, a parte da frente da embalagem deverá ser 30% ocupada com o aviso “Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque saúde: 136”.
De acordo com a resolução, os pacotes não podem conter nenhum dispositivo que esconda ou dificulte a visualização da mensagem. A norma determina o cumprimento da Lei 12.546, de 2011, conhecida como Lei Antifumo, que proíbe o fumo em locais fechados.
As novas embalagens começam a circular no Brasil a partir de janeiro de 2016.