O ano de 2016 foi bastante complicado. Foi preciso muita criatividade para conseguir sobreviver. Muita gente esperava que uma mudança na política trouxesse novos ares para a economia, mas o ano chega ao fim sem muitos sinais de melhora. Na edição de 12 de dezembro (capa ao lado), o PROPMARK ouviu profissionais do mercado para tentar mapear as perspectivas para o próximo ano. A recuperação da economia esperada por todos já não é vista como algo certo, mas, para driblar os problemas, o mercado aposta em informação e tecnologia.
Alguns setores souberam melhor que outros transformar a crise em oportunidade. É o caso do marketing direto, do live marketing, das pesquisas online e do digital, que com o uso dessas duas tendências conseguiram mostrar resultados mesmo em épocas difíceis.
ABC
Depois de ser absorvido pelo Omnicom no ano passado, o Grupo ABC anunciou mudança na marca, em 14 de dezembro. O nome da corporação perde o “grupo” e passa a ser apenas ABC, a partir do próximo ano.
Pacto
Nestlé, PepsiCo, Unilever, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Coca-Cola, Kellogg, McDonald’s, Mars e Mondelez anunciaram, em 13 de dezembro, acordo de práticas responsáveis de publicidade infantil.
Aner
O diretor de operações da Abril, Fábio Gallo, foi anunciado como presidente da Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), em 12 de dezembro, cargo que era de Frederic Kachar, do Grupo Globo.
Exposição
O MIS de São Paulo abriu, em 7 de dezembro, a exposição Silvio Santos Vem Aí, que leva o visitante a um passeio pela história da TV no Brasil, com peças de colecionadores e de emissoras como Record, Cultura e SBT.