Comemorado nesta sexta-feira (15), o Dia do Consumidor ganha a confiança do público e cresce no Brasil. A data já é conhecida por 1/3 da população e se destaca nas compras em lojas físicas, segundo uma pesquisa do Google.

Não à toa, para as marcas o dia virou semana e até mês. Para impulsionar ainda mais as vendas neste período, a Kantar Millward Brown destaca o poder da emoção.  Para a VP de atendimento Silvia Quintanilha, muitos profissionais de marketing ainda acreditam que os consumidores fazem escolhas de marca com base em argumentos lógicos e persuasivos, quando na verdade são impulsionadas pela emoção e pelo sentimento.

“Quanto mais você se sente atraído por uma marca, maior a probabilidade de comprá-la. O poder da identificação da marca com base emotiva são as chaves para aproveitar esse momento de datas especiais e atrair o cliente”, explica.

Por isso, com o aumento de reconhecimento da data e a atenção maior por parte do público, as marcas podem aproveitar o momento para criar campanhas de mídia direcionadas, otimizando estratégias de vendas focadas na emoção. Mas não só se trata apenas de vender. Muitas marcas escolheram o período para fazer ações de relacionamento e mesclar descontos com um dedo de prosa.

Confira alguns exemplos abaixo.

1 – Portas abertas
A Marabraz fez uma ação de reaproximação com o cliente com consumidores que já passaram por experiências negativas e positivas de compras. Os clientes selecionados foram convidados a conhecer a estrutura, filosofia e procedimentos da empresa, ao lado de um dos sócios-diretores. A ideia é não só mostrar como funciona a empresa, e ouvir as necessidades e expectativas dos clientes, a fim de promover melhorias e evitar novas experiências ruins voltem a acontecer. O objetivo é que a ação passe a acontecer ao menos duas vezes por semestre. “Qualquer coisa que fizermos não tem sentido se não pudermos contar com os nossos clientes. Entendemos que não há melhor maneira de conhecer nossos erros e acertos, se não consultando e ouvindo atentamente ao nosso consumidor. Queremos que eles se sintam parte da Marabraz”, diz Abdul Fares, sócio-diretor comercial. A empresa também está com descontos de 70% durante Semana do Consumidor. Campanha contempla desde itens de decoração a móveis e vale para todo o e-commerce da marca até o dia 31 de março.

2 – 3M + 16
A 3M organizou hoje um evento em sua sede, na cidade de Sumaré, para estreitar o relacionamento com clientes que interagiram com a empresa nos últimos meses. Dezesseis consumidores passaram a manhã na 3M, participando de uma programação especial, que incluiu um tour pelo Centro Técnico ao Cliente (CTC), apresentações com a área técnica e demonstração de produtos. “Organizamos essa ação para agradecer nossos clientes pela parceria durante o ano e mostrar a eles um pouco mais sobre a 3M. Os consumidores são fundamentais para nós e queremos nos aproximar cada vez mais deles”, comenta Sonia Guedes, supervisora do Fale com a 3M.

3 – Dobradinhas
A Nespresso reuniu uma série de vantagens com cafés, acessórios e máquinas. A máquina Inissia na cor preta sai por R$ 249 e o cliente ganha R$ 100 em crédito para cápsulas. As ofertas estarão disponíveis até o dia 24 de março nas Boutiques da marca, pelo telefone e pelo site especial dedicado para o período.

4 – Físico e digital
Até o dia 18, a Lojas Americanas e Americanas.com fazem o “Saldão do Consumidor” nas mais de 1.360 lojas em todo o país e no site. Há opções de compra exclusivas nas mais de 40 categorias e condições especiais de parcelamento. Nas lojas físicas, os descontos estão em categorias como smartphones, itens de beleza e perfumaria, papelaria, informática, brinquedos, chocolates e produtos para a casa. Já o site tem ofertas com até 80% de desconto e frete grátis em milhares de produtos. Quem pagar a compra com o aplicativo Ame Digital recebe até 30% do valor do produto de volta para compras futuras.

5 – Site exclusivo
Também até o dia 18, a Sony oferece condições exclusivas para a compra de headphones, caixas de som portáteis, soundbars, mini systems e outros eletrônicos no site. Dentre os principais descontos, a linha de caixas de som portáteis, que tem modelos Bluetooth à prova d’água, como a SRS-XB21, está com até 50% de desconto; fones de ouvido, como o WI-C300, com 40%. O headphone Noise Cancelling WH-CH700N está com 25% de desconto.