Segundo os dados da Buzzmonitor, a quantidade de vídeos publicados interfere no crescimento do canal dos gamers

Se em 2010 a febre eram os youtubers, em 2022 com certeza são os streamers, ainda mais se forem de jogos, mercado este que vem se fazendo cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Atualmente, o país ocupa a posição de maior mercado de games da América Latina, com um faturamento de R$ 11 bilhões em 2021 — impulsionado pela pandemia.

O interesse pelos jogos também se espalhou pelas plataformas de live streaming e no Youtube, por exemplo, a reprodução de vídeos de games atingiu 100 bilhões de horas em 2020, o dobro do tempo se comparado a 2018.

Para celebrar o Dia do Gamer, a Buzzmonitor analisou o desempenho do canal dos quatro maiores gamers do Youtube brasileiro: Lives do Cellbit, Lives do Alanzoka, Yoda SL e Gaules.

Destes, segundo a pesquisa, o canal Lives do Alanzoka foi o que mais teve crescimento de inscritos no período de 11 a 24 de agosto, com 30 mil novos inscritos, que refletem um aumento de 1,29% na base de fãs do canal. Logo em seguida, ficou o Lives do Cellbit, que aumentou em 0,9% seus inscritos, enquanto o canal Yoda SL e Gaules não apresentaram crescimento no período.

Com este dado, a Buzzmonitor analisou que a quantidade de vídeos publicados interfere no crescimento do canal dos gamers, uma vez que os que tiveram maior taxa de novos inscritos pulicaram 27 e 21 vídeos, respectivamente, enquanto os canais sem novos inscritos postaram poucos vídeos no mesmo período, cerca de três e dois vídeos.

No período analisado pela pesquisa, o estudo apontou que o canal Lives do Alanzoka teve mais de 600 milhões de visualizações em menos de 15 dias. Em compensação, o canal do Gaules, por mais que tenha alcançado o menor número de views do período, teve a audiência mais engajada quando se fala em curtidas.

Onde os gamers se encontram
Além do YouTube, o público gamer também transita por outras plataformas e redes sociais para acompanhar os streamers. Dentre todas, a Twitch é a plataforma mais difundida pela comunidade.

Apesar de ser a plataforma favorita dos gamers para assistir as transmissões, é no Twitter que essa comunidade conversa sobre o universo dos jogos. Entre os dias 11 e 24 de agosto, 99,62% das menções às transmissões da Twitch foram feitas no Twitter.

Na análise das hashtags citadas nas postagens sobre o Twitch pelo estudo, foi constatado que o jogo Fortnite é o preferido dos tweeteiros, seguido dos jogos de azar, como Blackjack.