A partir de 26 de abril, o Diário de S. Paulo, do grupo Infoglobo, chegará às bancas repaginado. O jornal vai adotar um novo projeto gráfico que o tornará mais moderno e dinâmico.
As mudanças começam no logotipo, que terá um fundo com as letras vazadas em branco. As cores preta e vermelha serão mantidas para afirmar a ligação do jornal com a cidade de São Paulo. As transformações se estendem às cabeças de todas as editorias, que foram redesenhadas explorando duas cores – que irão identificar visualmente suas matérias.
As maiores transformações poderão ser percebidas no caderno de Esportes. As matérias vão ter mais elementos visuais como infográficos e estatísticas. Seu formato passará a ser tablóide, tornando o manuseio mais ágil. A previsão do tempo vai ganhar mais destaque e trará informações úteis para os leitores. Outra novidade é o espaço voltado para internet, com chamadas para os blogs e seções do site do jornal.
O Diário vai adotar a fonte Amplitude, mais arrojada, de ótima legibilidade e criada em 2003 especialmente para jornais impressos. “Nosso foco é atender o paulistano e estas mudanças refletem isto. Com a utilização de elementos visuais, novas cores e fontes, pretendemos facilitar a leitura e tornar o jornal mais atraente e dinâmico para o leitor”, explica Luiz André Alzer, editor-chefe do Diário de S. Paulo.
O projeto foi desenvolvido pela editora de arte do jornal, Renata Maneschy, e coordenado por Alzer. De acordo com ela, foi vantajoso fazer a criação internamente devido ao conhecimento profundo que a equipe tem sobre as necessidades da publicação: “Fizemos um projeto pautado na realidade, buscando a adequação da linguagem gráfica à editorial, que há algum tempo passou por mudanças”, afirma a editora, responsável pelos projetos gráficos da revista Diário Dez! e da nova revista O Globo.