Sai o pão de queijo, entra o waffle congelado – o primeiro do tipo no país. O segundo produto mais popular de Forno de Minas é a estrela do filme digital “Combina com tudo”, uma animação em stop motion que mostra as possíveis combinações do produto com outros complementos no dia a dia das pessoas e que marca sua estreia na mídia. Lançado em 2013, o Waffle já representa 8% do faturamento da empresa. A expectativa, até 2016, é que as vendas aumentem em até 30%.

Criado pela WMcCann e com produção da Pichorra Filmes e Estúdio Fuê, o filme, com uma trilha de fundo que remete ao universo lúdico, tem seu ponto de partida com um waffle sendo colocado em uma torradeira, na mesa de café da manhã. A partir daí, o produto aparece em outras diversas mesas, sempre passando motivos de alegria – e fazendo alusões até ao clássico game “Pacman” – seguidos de expressões como “Combina com sua pressa”, “Combina com um bom dia”, “Combina com o que adoça sua vida”, “Combina com a pausa da tarde” e até “Combina com a sua dieta”.

Ao final, a assinatura “Waffle Forno de Minas #combinacomtudo” e a sugestão de que o produto pode ser preparado no forno ou na torradeira. A criação é de Diego Silva, Rafael Britzki, Victor Martins, Chico Veron, Giulio Pinotti, Felipe Racca e Lucas Adam, com direção de criação de Washington Olivetto e Duda Hernandez. Direção de cena de Ulisses Balbino e trilha de Cauê Bravim.

Presidente do Forno de Minas, Helder Mendonça diz que a opção por uma campanha 100% digital se deve à força que a web e as redes sociais alcançam hoje, além da facilidade de se medir o retorno do trabalho. “E também pelo custo. O Waffle é um produto relativamente novo, que não tem ainda a força do pão de queijo para nós, por exemplo. E ainda tem que se provar no mercado. Assim, os investimentos em mídia têm que ser do tamanho que ele ainda representa. Seria muito caro injetar uma grande verba, no momento, em TV aberta nacionalmente, já que o produto está disponível em todo território”, afirma o executivo. Apenas para efeitos de comparação, o pão de queijo é responsável por 75% da receita da companhia, e suas vendas se concentram entre varejo e o food service. Diferente do waffle, cujas vendas se concentram no varejo, diretamente para o consumidor final.

PARCERIAS

Para apresentar as diversas opções de combinações criativas proporcionadas pelo waffle, a companhia fechou parcerias com outras tradicionais marcas que vão oferecer complementos para o produto, casos de Nutella (creme de avelã), Paçoquita cremosa, Vigor (requeijão), Itambé (doce de leite), Kibon (sorvete) e Polenghi (queijo polenguinho).

O produto assinará posts co-branded com essas marcas no Facebook, além de promover degustações em pontos de venda em todo o país. Já o filme, que estreou no brandchannel da marca no último sábado (28/2), se estende até meados de abril. A campanha será complementada com distribuição de tabloides e samplings em escolas e eventos de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Também será lançado um concurso entre as blogueiras para criação da melhor receita com o produto.