A receita com a publicidade digital nos Estados Unidos cresceu 17% em 2013, superando pela primeira vez o faturamento da TV aberta, apontam dados divulgados pelo IAB (Interactive Advertising Bureau). De acordo com o órgão, o digital faturou US$ 42,8 bilhões no país, pouco a mais que os US$ 40,1 bilhões angariados pela televisão. A maior taxa de crescimento veio do segmento mobile.
“A notícia de que o digital faturou mais que a televisão não deve ser vista como surpresa”, disse Randall Rothenberg, CEO do IAB. “Ela mostra o poder que as telas digitais têm para atingir e engajar o público”, acrescentou.
Pelo terceiro ano consecutivo, a taxa de crescimento de mobile chegou aos três dígitos (110%). Com um faturamento de US$ 7,1 bilhões, o segmento foi responsável por 17% da receita do ano passado. Em 2012, respondia por 9%.
Rothenberg disse que o crescimento do segmento mobile refletiu na forma como esses dispositivos desempenham um papel integral na vida dos consumidores e notou a “importância crítica das experiências multitelas”.
Anúncios da categoria display, como banners, registraram um aumento de 7%, chegando a US$ 12,8 bilhões, o que corresponde a 30% do faturamento anual. Já os vídeos digitais cresceram 19%, faturando US$ 2,8 bilhões.
As buscas permaneceram na liderança, sendo responsáveis por US$ 18,4 bilhões, ou 43% do faturamento, com um aumento de 9% em relação a 2012.
Os varejistas foram os que investiram em anúncios na internet, sendo responsáveis por 21% da publicidade na web. Depois vêm as categorias de serviços financeiros (13%) e automóveis (12%).