De acordo com previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional fechou 2014 com um faturamento de R$ 39,5 bilhões. O resultado representa um crescimento de 27% em relação a 2013 e a expectativa para este ano é crescer ainda mais e chegar à casa dos R$ 49,8 bilhões. Diante desse cenário, Luan Gabellini, sócio-fundador da BetaLabs, dá cinco dicas para incrementar as vendas no setor.

1) Contrate as pessoas certas

Vender de maneira mais eficiente exige muito conhecimento técnico. Desempenho, SEO, informações e estatísticas do big data vão demandar que a sua empresa disponha de pessoas capacitadas para lidar com essas variáveis. Além disso, os consumidores estão cada vez mais atentos ao conteúdo das lojas, o que aumenta a necessidade de colaboradores interados para criar e consolidar essas informações.

2) Esteja preparado para ser multiplataforma

Seus clientes podem estar em qualquer dispositivo com Internet. É muito importante que seu e-commerce esteja preparado para vender via computadores, tablets e smartphones. Um comércio eletrônico com essas condições estará disponível para os usuários em todas as situações.

3) Reveja 2014

Olhe para os resultados do ano anterior. Como foi seu desempenho de SEO, conversão e rentabilidade? O resultado foi coerente com as suas metas? Uma boa maneira de projetar 2015 é analisar 2014 e entender se houve pontos de alerta e onde você se saiu bem. Sobre as metas, se você atingiu 100%, considere um novo ano mais agressivo.

4) Pense no SEO

Mais do que nunca um bom posicionamento orgânico nas buscas é importante. Além da maior visibilidade, sabe-se que um melhor ranqueamento também diminui sensivelmente os custos com adwords. Reveja a estrutura de URL, a velocidade do site e, é claro, o conteúdo.

5) Seja transparente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às lojas virtuais e se preocupam cada vez mais com quem está por trás de um e-commerce. Eles querem saber mais sobre a empresa e também sobre a procedência do produto comprado. Procure evidenciar a seriedade e robustez da companhia através da transparência da informação e também pela imagem com uma loja bem apresentada e sem bugs.

*Luan Gabellini é sócio fundador da BetaLabs, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial (ERP), e-commerce e softwares sob medida em cloud computing.