Divulgação

Desde que deixou a direção de conteúdo da Abril, há cerca de seis meses, Alecsandra Zapparoli começou a se dedicar à sua nova empreitada, a Galápagos Newsmaking, empresa de mídia digital. 

A primeira iniciativa da plataforma será um curso gratuito de capacitação aberto a universitários ou graduados em ensino superior que tenham interesse em produção de conteúdo jornalístico para diferentes meios: texto, vídeo, áudio, design, foto, programação, audiência e métrica. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, 25. As aulas acontecem em São Paulo entre os dias 21 de julho e 01 de agosto, em parceria com empresas como Google News Lab,  Twitter, AmazonKindle e LinkedIn. Também apoiam a ação Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, redes global de busca de talentos.

Marcas como Ambev, 99 e Nestlé patrocinam o curso, que espera mobilizar milhares de candidatos com o potencial de impulsionamento das empresas de tecnologia. Do total de inscritos, 200 selecionados serão entrevistados preferencialmente em suas localidades e 30 farão a mentoria presencial de quinze dias em São Paulo, com todas as despesas pagas (estadia, deslocamento e alimentação).

Para ampliar sua abrangência, o conteúdo desenvolvido presencialmente será transformado em material online. Fazem parte da grade disciplinas e palestras sobre compromisso ético, checagem dos fatos, esclarecimento de notícias falsas, técnicas de entrevistas, edição de vídeos, empreendedorismo, entre outros temas.

A ideia de Alecsandra é que, ao final do processo, boa parte do grupo se torne colaborador regular da Galápagos Newsmaking. “É uma maneira de trazermos pontos de vista diferentes, revelar personagens desconhecidos e, claro, ajudar a Galápagos a ser sustentável tendo uma rede de colabores de qualidade, mas que não precisem compor o custo fixo da empresa”.

Após formar a rede de colaboradores, Alecsandra lançará a primeira marca da Galápagos: a DarwiNews, que focará em temas sobre cidadania. A empresa está desenvolvendo ainda outras três marcas: Sabor4Life, focada eu saudabilidade e que acompanhará do pequeno agricultor à indústria alimentícia; FelizMente, sobre saúde mental e bem estar; e PMEvolução, sobre empreendedorismo e iniciativas inovadoras no universo de pequenas e médias empresas.

“Todas as marcas terão como premissa apuração de qualidade, serviço, foco em vídeo e voz, não preocupação com audiência a qualquer custo e pontos de vista, sem estridência nem militância. Não acredito em jornalismo sem opinião”, comenta a executiva.