Maia Mau, head de Marketing de Android para a América Latina (Crédito: Divulgação)

O sistema operacional Android, que pertence ao Google, completa 10 anos no mercado brasileiro. Para entender os seus impactos, a companhia realizou uma pesquisa on-line com 2.480 pessoas, de todas as regiões do país.

Entre as respostas, a pesquisa identificou que o Android foi o sistema operacional do primeiro smartphone de 85% dos entrevistados. Daqueles que acessaram a internet pela primeira vez via um smartphone, 71% o fizeram por meio de um telefone com o sistema. Além disso, para 77% dos respondentes, o Android é visto como o sistema operacional que está presente em uma maior gama de smartphones.

“Desde o seu lançamento, a missão do Android tem sido levar a computação móvel para todos, por meio de uma plataforma aberta e sem custos de licenciamento, que oferece aos fabricantes um sistema operacional gratuito e customizável”, diz Maia Mau, head de marketing de Android para a América Latina.

A pesquisa também revelou a maneira como os brasileiros interagem com seus smartphones. Além do uso de serviços de mensagens, redes sociais e música, 83% das pessoas usam para fazer pesquisas na internet, 77% para realizar serviços bancários, 70% para ler notícias, 65% para usar aplicativos de mobilidade, 51% para educação e 44% para acessar serviços públicos.

Sagar Savla, Head de Produtos, Google AI (Crédito: Divulgação)

Android para todos

Com o intuito de usar a tecnologia para ajudar os usuários a terem uma vida mais fácil e acessível, o Google apresenta o ‘Live Transcribe’, um aplicativo Android para ajudar pessoas surdas e com deficiências auditivas a terem maior independência em suas interações cotidianas.

Disponível em mais de 70 idiomas, incluindo português, o app realiza transcrição em tempo real da fala e som para o texto na tela. Para isso, o Google usa a tecnologia de aprendizado de máquina e reconhecimento de fala para adicionar os novos recursos de acessibilidade a bilhões de dispositivos Android.

“O Live Transcribe é um app gratuito e tem o potencial de democratizar o acesso à comunicação de um grupo da população que historicamente enfrenta taxas de desemprego muito altas. Com a tecnologia em seu dispositivo Android, eles podem ter acesso a mais oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, por exemplo”, comenta AI, Sagar Savla, coordenador de produto do Google.

Ainda segundo a companhia, a iniciativa vem consolidar a missão do Google de criar ferramentas úteis para tornar as informações do mundo mais acessíveis, na palma da mão de todos.