Gustavo Caetano, CEO da Sambatech (Crédito: Leo Drumond/ Nitro)

O investimento em transformação digital neste ano de 2021 deve representar entre 10% a 30% do faturamento de 62,5% das cem empresas ouvidas em um levantamento realizado pela Samba Digital, unidade da Sambatech, em parceria com AWS, Cionet, DigitalHouse, MIT Technology Review, Take Blip, Trybe e unico.

Jornada, estrutura de tecnologia, metrificação de resultados e análise de riscos e desafios foram os principais fatores avaliados. A transformação digital já está em curso em 45,7% da amostra, enquanto 30,5% estão em desenvolvimento. Para 23,8% dos respondentes, o principal desafio é a falta de colaboradores com as habilidades necessárias, seguido pela dúvida sobre como e por onde começar o processo (20%).

“É fato que muitas mudanças foram aceleradas pela pandemia, mas as companhias brasileiras já entenderam que só vão continuar a crescer e ter um bom desempenho se abraçarem a digitalização. Esse movimento tem alguns pilares, boas práticas e desafios que foi o que procuramos entender com a pesquisa”, comenta Gustavo Caetano, CEO da Sambatech.

Analytics, computação em nuvem e arquitetura de sistemas são citados como as tecnologias mais importantes para ancorar o processo de transformação digital. Monitorar a eficiência das estratégias é outro desafio. De acordo com o estudo, 39% dos participantes ainda não medem os resultados da forma que gostariam. Indicadores de desempenho foram determinados por 20% das companhias, mesmo índice que declara ter montado um comitê para gerenciar a área.