O Brasil foi escolhido pelo Spotify para sediar o primeiro evento 100% focado em podcast da companhia em todo mundo. O Spotify for Podcasters Summit será realizado nos dias 1 e 2 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento tem assinatura da Bullet.

O evento irá trazer painéis, palestras e workshops com grandes nomes do mercado para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas.

O país foi escolhido por alguns motivos. O consumo de podcast no Spotify no Brasil cresce 21% em média mensalmente desde janeiro de 2018, segundo a empresa.

Líder no consumo de podcasts no país, de acordo com pesquisa da VoxNet, a plataforma de streaming de áudio dará a oportunidade a podcasters, criadores de conteúdo e o público em geral de trocarem experiências e se inspirarem com insights e informações sobre o atual cenário do formato.

O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, segundo pesquisa Podcast Stats Soundbites , ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo a plataforma, a audiência global de podcasts do Spotify cresceu mais de 39% do segundo trimestre para o terceiro deste ano. Além disso, o serviço atingiu a recente marca de mais de 500 mil podcasts na plataforma.

“Queremos nos tornar a plataforma de áudio número um do mundo e estamos focados no áudio mais do que qualquer outra empresa global. O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Spotify em busca desse nosso objetivo, já que 40% dos usuários de internet no país já escutaram podcast, segundo pesquisa do Ibope. Queremos aumentar ainda mais esse número e o Spotify for Podcasters Summit será um marco para a companhia, mostrando ao mercado que o Spotify é a casa dos podcasts”, diz Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, que comandará a palestra “Coming Soon”, sobre o os novos Originals do Spotify e também sobre as tendências do mercado.

O Summit terá a participação de dezenas de podcasters, palestrantes e especialistas no assunto. Mia Nygren, diretora-geral do Spotify na América Latina, abrirá o evento com “A aposta no Podcast”, explicando os rumos do mercado e a evolução do produto ao longo dos anos.

Além das palestras e workshops, que ensinarão os interessados a criar, produzir e até monetizar um podcast, a Cinemateca Brasileira estará equipada com 3 estúdios de gravação de podcasts. Um deles, chamado de Aquário, receberá grandes podcasters para gravação de episódios especiais. O crossover “Os Maiores Podcasters do Brasil”, por exemplo, terá ninguém menos que Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Nerdcast); Cid (Não Ouvo), Edu, Fih e Maíra (Filhos da Grávida de Taubaté); Rodrigo Vizeu e Magê Flores (Café da Manhã); Ju Wallauer e Cris Bartis (Mamilos).

Outros números do setor

Gêneros de podcast mais ouvidos no Spotify Brasil

  1. Sociedade & Cultura
  2. Comédia
  3. Educação
  4. TV & Filmes
  5. Notícias
  6. Negócios
  7. Música
  8. Religião & Espiritualidade
  9. Lazer
  10. Esportes

Top 10 Spotify Originals no Brasil em audiência

  1. Café da Manhã
  2. Não Ouvo Podcasts
  3. Kpapo
  4. Eleição Na Chapa
  5. Oêa: Copa Feminina 2019
  6. Jogo de Damas
  7. Reply All
  8. Science Vs
  9. Serial Killers
  10. Xêpa / Não Salvo