O mercado de influenciadores digitais cresceu tanto que uma série de empresas especializadas em criar ações de comunicação para marcas com esses fenômenos da internet surgiu num piscar de olhos.

Uma das mais novas a aterrissar no Brasil é a SamyRoad, de origem espanhola, que se posiciona como agência global de influencer
marketing e social media para grandes marcas. À frente do escritório brasileiro está o publicitário Paulo Leal, craque em montar operações de startups, como a ZoominTV, onde ficou por quatro anos.

Créditos: Caroline Attwood/Unsplash

Leal faz uma comparação curiosa desse movimento com a mídia que recebe mais de 70% das verbas publicitárias no país. Para ele, o segmento tem alcance e cobertura parecidos com os da televisão e é uma grande programação on demand para as marcas escolherem como querem fazer, tal qual a TV aberta e fechada.

“O Facebook e o Instagram têm mais de 50 milhões de contas, o Spotify tem mais de 25 milhões, são alcance e cobertura muito parecidos com os da televisão, também por conta do conteúdo. É uma grande grade de programação que está disponível na nuvem. Além disso, as maiores audiências no YouTube, Facebook e Instagram estão relacionadas com conteúdos sobre televisão ou com os artistas da TV”, destaca ele.

Paulo Leal: “As maiores audiências no YouTube, Facebook e Instagram estão relacionadas com conteúdos sobre TV ou com os artistas” (Créditos: Divulgação)

A SamyRoad tem 700 mil influenciadores cadastrados em sua plataforma no Brasil. Segundo Leal, já foram mapeados 920 mil influenciadores com mais de cinco mil seguidores. “É uma grade de televisão com quase um milhão de ‘artistas’”. Com a operação funcionando no Brasil há dez meses, Leal acredita que o negócio decolou. Tanto que acaba de contratar duas novas executivas: Julianna Mota (ex-Ogilvy, Restoque e Burberry), que assume como head of brand success, e Claudia Atala (ex-Vogue, Forbes e FHits), nova diretora-comercial da SamyRoad. No país, a empresa também já fez campanhas para marcas como Ipiranga, Natura e Oi. Globalmente, atende clientes como L’Oréal, Danone, Coca-Cola, Adidas e Ford.

O country manager da SamyRoad afirma que o trabalho vai muito além de um post patrocinado e defende que hoje em dia vídeo feito por influenciador na cama com o celular na mão não traz mais resultado. “O nosso tripé é planejamento, estratégia e criação nas redes sociais, com produção de conteúdo com influenciadores para marcas. A gente não é só plataforma ou produtor de conteúdo. Somos uma agência de conteúdo e inteligência nas redes sociais para as marcas. O grande produto final é o trabalho na rua, a qualidade de produção. Não é mais verdade que hoje pode se fazer um post somente do seu celular, da sua cama, o mercado se sofisticou muito”, avalia Leal.

Uma das ações mais recentes da SamyRoad foi criada a quatro mãos com a agência de Alexandre Gama, a Área G, para o amaciante Alquimia Ypê. “Levamos influenciadores para o evento dos Irmãos à obra, do Discovery. Foi um sucesso. A gente trabalha muito em parceria com as agências de propaganda”, conta ele. Leal afirma que hoje a estratégia não se resume a escolher esse ou aquele influencer. “Sempre perguntamos para o cliente quais são os objetivos, qual budget ele tem, e aí sim vamos buscar os melhores influenciadores para atingir os objetivos. Não tem muito achismo, claro que tem de ter uma pitada de criatividade e bom senso, e saber mesclar celebridade com médios e pequenos influenciadores”.

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