O IAB Brasil, em parceria com a fornecedora global de consumer insights Offerwise, apresentou esta semana resultado da pesquisa “A influência da publicidade digital no universo dos podcasts”, que traz dados sobre o comportamento dos internautas brasileiros em relação ao consumo da plataforma de áudio e visão sobre como os anúncios são percebidos nestas ocasiões.

O estudo mostra que este ano 76% dos entrevistados criaram hábitos e rotinas para a experiência de consumo de conteúdos em áudio – em 2019 esse número era de 40% -, segundo pesquisa do Ibope Inteligência de mesma metodologia. As estatísticas mostram também que o volume de internautas que ainda não estão imersos na cultura passou de 32% naquele ano para apenas 10% em 2021.

O levantamento indica, segundo o IAB, o potencial da plataforma para as marcas que ainda não trabalham com esse formato de publicidade digital. “Aproximadamente 59% dos ouvintes se lembram de anúncios apresentados durante a programação em podcast, inclusive, mais da metade dos entrevistados afirmaram ter realizado alguma ação após serem impactados por anúncios nesse meio. Essa é uma das vantagens da mídia em podcasts para os anunciantes: além de sua capacidade de oferecer conteúdo para diversos públicos e interesses, ela é capaz de atrair uma audiência altamente engajada e receptiva à publicidade”, diz Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Cris Camargo (Alê Oliveira)

Dos 56% que disseram efetuar algum tipo de ação a partir de um anúncio em podcast, 37% quis saber mais sobre o produto e procurou na internet, 27% quis saber mais sobre o produto e acessou o site da marca, 18% passou a acompanhar a marca nas redes sociais e 10% efetuou uma compra. Ainda sobre anúncios publicitários, 45% dos entrevistados dizem gostar ou não se incomodar com anúncios em podcasts, enquanto apenas 18% relatam um incômodo ao ponto de atrapalhar suas experiências.

“À medida que os podcasts crescem em popularidade, a abertura para publicidade digital nesse meio segue em progresso. 54% dos entrevistados afirmaram que o formato de publicidade mais interessante em um podcast é aquele que se integra ao conteúdo do programa. É uma maneira inovadora e confortável para a audiência de promover o seu negócio”, afirma Julio Calil, Diretor de Contas da Offerwise.

Ainda conforme o IAB, se destacam também os podcasts produzidos e/ou patrocinados por marcas, que se consolidaram como a preferência de 40% dos ouvintes. Já os anúncios veiculados como pausas durante um podcast caem para 32% na predileção da audiência. Com o mundo cada vez mais ocupado, o formato se torna mais popular também pela facilidade de consumo durante a realização de diversas atividades ao mesmo tempo. Dados da pesquisa mostram ainda que 53% da audiência ouve podcast enquanto realiza tarefas do dia a dia, 48% antes de dormir, 30% enquanto se desloca e 26% ao acordar.

Participaram da pesquisa homens e mulheres, com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais e todas as regiões do Brasil. A amostra contou com 1.107 internautas brasileiros, entre o período de 10 e 16 de setembro deste ano.