Há exatamente dez anos, o designer americano Chris Messina publicou em um tweet a primeira hashtag: #barcamp. O símbolo evoluiu de um mecanismo para marcar ou categorizar tweets para uma forma fácil, divertida e poderosa de agregar conversas e movimentos globais, revolucionaria a forma de conexão das pessoas na internet e extrapolou a plataforma.
Para celebrar a data, o Twitter criou um emoji especial que ficará disponível durante toda a quarta-feira (23). Para ativá-lo, basta tweetar com a hashtag #Hashtag10.
Só no último mês, foram publicadas cerca de 125 milhões de hashtags por dia no Twitter globalmente. Entre as mais usadas estão #TheWalkingDead, #ThrowbackThursday ou #tbt, #Euro2016, #StarWars e #NowPlaying.
Temas e movimentos sociais também ganharam hashtags que se destacaram pelo mundo, como #BeatCancer (pelo combate ao câncer), #BlackLivesMatter (contra a violência direcionada às pessoas negras), #LoveNotHate (contra o crime de ódio); #HeforShe (pelo empoderamento feminino) e #RefugeesWelcome (pela recepção de refugiados de guerra).
O Twitter também divulgou destaques no Brasil nos temas Esportes (#Rio2016, #Neymar, #Futebol, #Voleibol e #DavidLuiz), Entretenimento (#BBB17, #VMAS, #MasterchefBR, #TheWalkingDead e #TheVoiceBrasil), Cantores brasileiros (#IveteSangalo, #LuanSantana, #Anitta, #Ludmilla e #ClaudiaLeitte) e Cantores internacionais (#JustinBieber, #FifthHarmony, #SelenaGomez, #ArianaGrande e #LadyGaga).
Leia mais:
Twitter poderia perder US$ 2 bi se Trump parasse de usar plataforma
Daniela Bogoricin é a nova diretora de estratégias do Twitter