Fabio Andreotti, head de vendas de Google Cloud para varejo, telecomunicações e corporativo (Divulgação)

O 5G no Brasil irá mudar a rotina de empresas e consumidores. Recentemente, PROPMARK falou sobre o tema nesta reportagem. Os impactos para o brasileiro serão variados. Fabio Andreotti, head de vendas de Google Cloud para varejo, telecomunicações e corporativo comenta o tema na entrevista abaixo.

Uma das revoluções previstas envolve a Internet das Coisas. “Rápidas inovações tecnológicas estão afetando o setor de telecomunicações globalmente. Isso inclui a adoção pelas empresas de novas tecnologias possibilitadas pela internet móvel 5G, como aplicativos e cada vez mais dispositivos e objetos conectados. Em Google Cloud entendemos que as operadoras de telecomunicações têm um enorme potencial de explorar o 5G não somente como uma solução de conectividade, mas também como uma plataforma de serviços para empresas”, analisa o executivo.

Perguntado se será uma tecnologia acessível para todos, Andreotti afirma que tal questionamento deve ser direcionado às operadoras. “Pois são elas que efetivamente oferecerão o serviço. De maneira geral, como qualquer nova tecnologia, entendemos que haverá um período de implementação pelas operadoras e de disponibilização para sua base de clientes”, acredita.

Sobre a infraestrutura das telecomunicações do país, Andreotti comenta que as empresas do setor estão passando por um processo de transformação digital. “Incluindo não só a necessidade de investimentos em infraestrutura, mas também a adoção de novos modelos de negócios baseados nas necessidades dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes”, diz.

O Google Cloud tem feito parcerias com as empresas de telecomunicações para viabilizar projetos e adoção de tecnologias que facilitem a transformação digital. “Em março, por exemplo, anunciamos uma parceria com a AT&T para oferecer à companhia os recursos e as tecnologias da nuvem do Google Cloud”, relata.

Além disso, a empresa fez um anúncio recente com a TIM Brasil, que adotou a Google Cloud Platform (GCP) para impulsionar a análise de grandes volumes de dados para entender melhor as necessidades dos clientes e desenvolver novas ofertas de serviços corporativos.

“Em junho, anunciamos uma parceria com a Telefônica para acelerar a transformação digital das empresas espanholas. Juntas, as empresas desenvolverão um portfólio de soluções corporativas para 5G, reforçando a estratégia da Telefônica de ofertar produtos multi-cloud para o mercado corporativo”, afirma.

Sobre quais serviços do Google Cloud terão ainda mais força com a implementação do 5G, Andreotti diz que o papel da sua área é o de oferecer uma infraestrutura segura e confiável para que as operadoras de Telecom possam se transformar digitalmente.

Isso inclui: melhorar a eficiência operacional dos principais sistemas, redes de TI e telecomunicações; transformar a experiência dos clientes utilizando inteligência artificial e machine learning, além de obter insights baseados na análise avançada de dados; ajudar as companhias a monetizar o 5G, usando a rede também como plataforma de serviços para empresas.