O Google apresenta oficialmente nesta sexta-feira (31) algumas ferramentas para melhorar a privacidade dos usuários na publicidade digital.

De acordo com a empresa, o objetivo é aumentar a transparência de como a publicidade digital funciona, oferecer mais controle aos usuários e garantir que as escolhas das pessoas sobre o uso de seus usados sejam respeitadas.

O já conhecido recurso “Por que estou vendo este anúncio?” e que recentemente passou a ser oferecido também em televisões conectadas, terá um upgrade. Nos próximos meses, a empresa vai iniciar o “Sobre este anúncio?”, que vai mostrar o nome do anunciante da peça publicitária.

A ideia da alteração é não apenas ajudar as pessoas a entenderem quem é o anunciante por trás dos anúncios que vêem no Google e auxiliar nas decisões sobre usar os controles de privacidade. Inicialmente ele vai estar disponível para Google Ads e no Display & Video 360. Ao longo de 2021, deve alcançar outras plataformas de publicidade digital.

Ainda com o foco em aumentar a transparência e o controle do usuário, a companhia apresenta a ferramenta “Ads Transparency Spotlight”, que mostra informações sobre todos os anúncios que o usuário vê na internet.

Por enquanto o recurso está disponível na Chrome Web Store, como uma extensão alfa. Ela será aprimorada a partir de opiniões dos usuários.

As novidades se somam ao trabalho que vem sendo feito na iniciativa aberta Privacy Sandbox. O projeto permite propor APIs para resolver questões como seleção de anúncios, medição de taxa de conversão e proteção contra publicidade fraudulenta sem identificar informações sobre usuários. Uma das propostas já disponível para ser testada sugere criar “chaves de confiança” para diferenciar robôs e usuários reais, por exemplo.

Novidades são focadas especialmente em dar mais informações e controle ao usuário
Chetna Bindra, gerente de produto responsável por privacidade no Google, conversou com jornalistas sobre as novidades em evento digital

Em conversa com jornalistas da América Latina, Chetna Bindra, gerente de produto responsável por privacidade, destacou que a empresa está tentando equilibrar estratégias para aprimorar a privacidade do usuário, sem prejudicar o trabalho dos editores e anunciantes. “Privacidade não é uma nova prioridade para nós. Estamos trabalhando profundamente nisso há bastante tempo e acreditamos em todas as novidades que apresentamos para aprimorar essa questão”, disse.

Ela explicou que a empresa apoia o uso de dados diretos de anunciantes e editores para permitir oferecer experiências mais relevantes e úteis, desde que os usuários sejam informados e tenham controle sobre o uso de seus dados. Por outro lado, o uso de técnicas que permitem rastrear o usuário sem ele saber é inaceitável. “O Google acredita que qualquer tentativa de rastrear pessoas ou obter informações que identifiquem usuários individuais sem seu conhecimento ou autorização deve ser proibida, e continuaremos agindo com firmeza contra esse tipo de prática”, reforçou.

A empresa também reuniu recomendações para as áreas de marketing e editores. O material tem práticas de interação direta com clientes, gestão de dados, dicas para avaliar a relação com parceiros e fornecedores, exemplos práticos de usos de aprendizado de máquina e nuvem, por exemplo. “Não podemos fazer isso tudo sozinhos. Para que as ideias sejam bem sucedidas, precisamos do engajamento de todos os parceiros e agentes da indústria”, comentou.