Alê Oliveira

O Google anunciou nesta quinta-feira (6), em São Paulo, uma série de iniciativas que têm como objetivo ajudar os brasileiros a aproveitar ainda mais as suas ferramentas. As ações são baseadas em três pontos focais: privacidade, letramento digital e utilidade no âmbito social.

O evento reuniu pessoas do mercado financeiro, da área de políticas públicas, representantes da mídia, além de parceiros de negócios, líderes globais e locais do Google. “A gente não podia ter uma plateia com maior potencial de impacto para o nosso país”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

A cerimônia foi marcada pelas falas de diversos líderes globais e regionais da empresa, que reforçaram a preocupação do Google com temas ligados ao empoderamento de minorias e democratização da tecnologia. O evento contou ainda, com a participação das cantoras Alcione, Majur e a poeta Mel Duarte.  

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“Se a missão do Google é organizar toda a informação do mundo e torná-la útil e acessível, nos países em desenvolvimento, esse aspecto do acessível é fundamental. No Brasil somos um país com 145 milhões de pessoas conectadas, nosso povo é o segundo que passa mais tempo navegando online, é o terceiro em média de horas de consumo de internet no celular e mais de 50% de todas as buscas online são feitas no smartphone”, comentou Coelho.

Um dos anúncios mais celebrados foi a parceria da gigante americana com o grupo nacional Positivo Tecnologia. O vice-presidente de marketing do Google, Marvin Chow afirmou que, em breve, haverá o lançamento de um celular inteligente, de valor acessível (R$ 279,00), que roda com KaiOS e conta com um botão exclusivo para o Google Assistente, atendendo a uma demanda local captada pelas pesquisas da empresa.

A Positivo vai apresentar também uma luminária inteligente, plugue para tomada, câmeras, sensores e alarmes controlados por comando de voz aplicando a tecnologia do Google Assistent em smart houses. Os produtos terão valor de mercado a partir de R$99,00.

“A voz tem sido um fator-chave para que o Google deixe de ser uma empresa que ajuda a encontrar repostas para uma que também ajuda as pessoas a fazer as coisas”, diz Chow.

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Google Station

A empresa pretende ampliar os centros de wi-fi gratuito, que já estão em 80 pontos públicos da capital paulista a programas educativos, por meio do Google Station. A ferramenta permite que fornecedores parceiros obtenham uma receita com essa conexão graças à exibição de anúncios na página inicial de login. O trabalho tem parceria com America Net, Linktel e patrocínio do Itaú.

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Google Meu Negócio

A ferramenta facilita a conexão entre consumidores e pequenos e médios negócios e, a partir de agora, os cempresários poderão entrar em contato com seus seguidores para enviar ofertas e atualizações em primeira mão. Cada pessoa pode acompanhar quantos estabelecimentos desejar dentro da Busca e Google Maps, que vão enviar notificações sobre as novidades. Também será possível enviar ofertas de boas-vindas para novos clientes.

Empreendedores também poderão criar um link encurtado para seus estabelecimentos, enviando a página da empresa no Google Maps como fonte de informação do negócio.

Google Shopping

A partir de julho, os usuários poderão navegar clicando diretamente nas imagens dos produtos, além de conseguirem visualizar uma vitrine personalizada a partir dos seus interesses.  

Futebol

Às vésperas da Copa do Mundo de Futebol Feminino será possível acompanhar o torneio com as mesmas vinhetas de placar desenvolvidas para o Campeonato Brasileiro. A funcionalidade mostra, em tempo real, a tabela de classificação, placares e resultados antigos de partidas. Também será possível receber notificações sobre seu time favorito e mais dois jogos simultâneos.

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O Google quer reforçar a história da modalidade feminina no País. Para isso, convida as pessoas a colaborarem com o Museu do Impedimento, mandando histórias, fotos e notícias sobre futebol feminino, para ajudar a contar essa história.

Google News Initiative

A iniciativa que apoia treinamento e eventos para associações brasileiras de jornalismo, vai ofertar um programa de bolsas e a coalizão de mais de vinte organizações de imprensa que combatem a disseminação de informações falsas e enganosas na web.

Também abrirão inscrições para os interessados em participar do primeiro GNI Innovation Challenge da América Latina. A iniciativa vai financiar projetos que contenham ideias inovadoras e modelos de negócios sustentáveis para o jornalismo digital. As propostas selecionadas receberão até um milhão de reais em financiamento, e o prazo para se inscrever termina em 22 de julho.

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Outro programa que visa o combate às notícias falsas é a incubação para startups de jornalismo, em parceria com o campus do Google for Startups em São Paulo. A Incubadora de Veículos Nascidos na Era Digital vai apoiar equipes iniciantes com produtos, ferramentas e consultoria especializada, ao longo do processo de estruturação dessas novas organizações.  

Privacidade

Foram anunciadas novas ferramentas de privacidade no Brasil. Agora, as pessoas já podem usar celulares Android como chave de segurança, criando uma camada adicional de proteção para as informações do usuário. Também é possível saber de que maneira esses dados são usados por Mapas, Busca e Assistente. Basta acessar o menu de aplicativos e escolher a opção “Seus dados no…”. Em breve, esse recurso estará disponível também para o YouTube.

Por meio do Auto-Delete será possível excluir os dados mais antigos da conta e a partir de agora, quando o modo de navegação anônima estiver ativo, as atividades não serão salvas na conta.

Letramento digital

O Google.org vai oferecer uma bolsa de quatro milhões de reais para o Instituto Palavra Aberta, para criar o EducaMídia. O programa de alfabetização digital pretende ajudar professores e alunos brasileiros a desenvolver as habilidades para distinguir informações falsas e enganosas de conteúdo confiável.

Além disso, um financiamento de R$ 4,5 milhões para a Junior Achievement Brazil será usado para conceder duas mil bolsas de Certificação Profissional de Suporte em TI – treinamento on-line desenvolvido pelo Google e abrigado no Coursera. O objetivo do programa é preparar jovens brasileiros de comunidades carentes para serem a próxima geração de especialistas em Suporte de TI, ajudando a conectá-los com possíveis empregadores após o término da formação.

Outra iniciativa é o Change the Game, do Google Play para apoiar mulheres que jogam e criam games. A plataforma quer que mulheres enviem ideias de games e a vencedora será ajudada a desenvolver e a lançar o projeto, com o auxílio de empresas parceiras. Também vão oferecer treinamento para 500 meninas adolescentes interessadas em deixar sua marca no mundo dos games

Alê Oliveira

Google Go

O aplicativo foi criado para ajudar novos usuários de smartphones a acessar a web. De acordo com a empresa, a ferramenta foi bem aceita pelo público brasileiro e já é a segunda população que mais a utiliza, atrás somente da Índia.

Google Arts & Culture

O Google inaugurou uma retrospectiva da vida e a obra de Cândido Portinari. A mostra “Portinari – O Pintor do Povo” será o segundo maior acervo dedicado a um artista latino-americano na plataforma.

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Waze

Após o sucesso da parceria do Waze com o governo do Rio de Janeiro e Joinville, a empresa anunciou que será possível aos usuários do WAze for Cities Data acessar o Google Cloud Storage gratuitamente. A ferramenta deve reunir informações sobre mobilidade em tempo real e deve auxiliar na gestão de tráfego das cidades.

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