O Google anunciou uma série de novos recursos em suas plataformas de publicidade com a intenção de ajudar anunciantes a se adaptarem às mudanças de comportamento dos consumidores, boa parte delas em decorrência da pandemia de covid-19, que fez as pessoas aderirem mais ao e-commerce.

As campanhas Performance Max são a principal novidade anunciada nesta quinta-feira (27). A tecnologia, que estava em período de testes fechado, passará a ser disponibilizada os anunciantes em todo o mundo nas próximas semanas.

O Performance Max serve anúncios em diversas propriedades por meio do Google Ads, como YouTube, feed do Google Discover, Rede de Display, Busca e Google Maps. Atualmente, segundo a gigante de tecnologia, o Performance Max é a forma mais simples de os anunciantes servirem seus anúncios nas propriedades do Google de maneira automática.

Objetivo da empresa é que empresas deixem de dedicar tempo na operação de campanhas (Divulgação)

A empresa também apresentou avanços tecnológicos em relação à automação de campanhas. De acordo com o Google, ao utilizar o poder da inteligência artificial e do machine learning, as empresas deixam de dedicar tempo e esforços na operação de campanhas para focar no mais importante: a estratégia do negócio.

Atualmente, mais de 80% dos anunciantes do Google globalmente já fazem uso de recursos de automação de campanhas para impulsionar os resultados de negócio, sendo o Brasil um dos países mais maduros no uso desse tipo de tecnologia, informou a empresa.

Feeds de produto para Discovery Ads e TrueView for Action também foram anunciados hoje. Isso significa que os feeds de produto estão ganhando dois formatos, o que permitirá que os anunciantes possam conectá-los ao Google Merchant Center.

A empresa informou que esse recurso será oferecido para campanhas de vídeo globalmente e, no caso dos Discovery Ads, estará em período de testes aberto para todos os anunciantes nos próximos meses.

Novidades foram anunciadas no Google Meeting Live

Focado mais em pequenas e médias empresas, o Customer Match permite que os anunciantes usem dados online e offline, coletados com o consentimento de seus clientes, para alcançá-los e se manter conectados por meio de campanhas na Busca, no Google Shopping, Gmail e YouTube.

CAMPANHAS LOCAIS E MENSURAÇÃO

O Google resolveu apostar em três formatos para campanhas locais, projetadas pela companhia para ajudar as empresas a fornecer informações que os clientes precisam para decidir.

Entre as novidades, estão os anúncios de sugestão automática, que mostram a localização próxima de um anunciante para usuários que estão buscando por empresas. Por exemplo, numa busca sobre “troca de óleo”, os usuários podem ver um anúncio de uma oficina mecânica próxima.

Já os anúncios de navegação buscarão promover um retorno de negócio enquanto as pessoas estão no modo de navegação no Google Maps, de maneira que uma loja, por exemplo, seja exibida ao longo da rota.

Também será lançado os anúncios de locais semelhantes para que as empresas mostrem suas localizações aos usuários do Google Maps que procuram lojas semelhantes nas proximidades, que estão fechadas naquele momento. 

A mensuração também foi outro recurso lançado pela plataforma. A partir de agora, os novos recursos vão permitir ao Google Analytics operar sem cookies — na prática, isso significa que será permitido aos usuários ter insights mesmo sem usar identificadores baseados em cookies. Se houver dados incompletos em um relatório, por exemplo, a modelagem da plataforma vai ajudar a preencher esses espaços de maneira automática.