Plataforma utilizada por mais de um bilhão de pessoas no mundo, o Google Maps completa 15 anos neste sábado (8) e apresenta novidades em sua identidade visual e nas funcionalidades. “O maior papel da tecnologia é pegar coisas impossíveis e, com a mágica da tecnologia e e da colaboração de pessoas, transformá-las em algo corriqueiro na vida das pessoas”, declarou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, nesta quinta-feira (6).

Novo Google Maps permitirá mais contribuição das pessoas, que podem oferecer conhecimento sobre determinados locais



A partir de hoje o aplicativo para Android e iOS ganha um novo visual e será composto pelas abas Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades.  Explorar traz informações, classificações e opiniões de usuários sobre 200 milhões de lugares no mundo todo; Dia a Dia mostra o percurso diário de casa para o trabalho e envia informações em tempo real sobre o trânsito, a duração do percurso e sugestões de rotas alternativas; Salvos encontra e organiza locais salvos numa única página; Contribuir, uma nova aba, permite às pessoas divulgar conhecimentos sobre determinada região, como detalhes sobre ruas e endereços, pontos que faltam no mapa, comentários sobre estabelecimentos comerciais e fotos; já a aba Novidades traz um feed de lugares imperdíveis ou que estão em alta, criado com base em informações de conhecedores da área ou de publicações respeitadas. 

Fabio Coelho: mágica que transforma impossível em corriqueiro

O Google Maps passa a ter um novo ícone, inspirado numa peça fundamental do Google Maps, que existe desde o primeiro dia: o pin que mostra um lugar na tela. Outra novidade é o ícone do carro, que terá tema festivo para celebrar o aniversário, e estará disponível por tempo limitado no navegador. 

O Google Maps também passa a oferecer informações de chegadas e partidas em tempo real de ônibus municipais em 60 cidades, incluindo Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió e Aracaju. Em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, a novidade fica para mais adiante.

Além de detalhes sobre linhas, rotas, quantidade de paradas e tempo, os recursos mostram horários programados dos veículos, o que ajudará os passageiros a planejarem a viagem. Será possível, por exemplo, saber se um ônibus está adiantado ou atrasado em relação ao horário padrão. 

Outra promessa é que em breve, o Maps oferecerá novas informações sobre rotas a partir de dados de histórico de viagens, como a temperatura do transporte, opções de acessibilidade, se há vagão feminino, e se há sistema de vigilância interno. Os novos recursos serão lançados globalmente a partir de março.