Anúncios de vídeo que tocam em explosão total ou pop-ups gigantes onde você não consegue encontrar o ícone de saída. Quem nunca se irritou com um anúncio na internet? Se você é uma dessas pessoas saiba que a partir desta quinta-feira (15), o Google irá bloquear anúncios considerados desrespeitosos em seu navegador Chrome.

Em nota, Rahul Roy-Chowdhury, vice-presidente do Chrome, revela que para determinar quais anúncios não devem ser exibidos, a companhia irá confiar nos Padrões de Melhores Anúncios da Coalition for Better Ads, um grupo da indústria dedicado a melhorar a experiência dos anúncios que vemos na web.

“É importante notar que alguns sites afetados por esta alteração também podem conter anúncios do Google. Para nós, a experiência do usuário na web é uma prioridade maior do que o dinheiro que esses anúncios irritantes podem gerar, mesmo para nós”, ressalta Roy-Chowdhury.

Divulgação

Em junho de 2017 a empresa já havia começado um movimento. A companhia já discutia que dedicar atenção na filtragem de anúncios perturbadores poderia ajudar a manter o ecossistema da web saudável e oferecer às pessoas uma experiência melhor. “A web é uma parte vital do nosso dia-a-dia. E à medida que as novas tecnologias avançam para a frente, continuaremos trabalhando para construir um ecossistema melhor e mais vibrante dedicado a trazer apenas as melhores experiências”, diz Roy-Chowdhury.

Inicialmente, o recurso estará disponível nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Ainda não há previsão de quando o bloqueador chegará ao Brasil.