O Google anuncia nesta quinta-feira (1) a efetivação de seu programa de licenciamento de conteúdo chamado Google News Showcase – ou, no Brasil, Destaques.
Anunciado em junho, o programa entra em funcionamento, inicialmente, no Brasil e na Alemanha. “Destaques vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. Nos primeiros três anos, vamos investir US$ 1 bilhão globalmente em parcerias com veículos jornalísticos responsáveis por criar e selecionar conteúdo de alta qualidade para o novo produto”, explica Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google.
A empresa fechou contrato com mais de 20 publicações no Brasil. Parte delas são de alcance nacional, como Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja. Outras são redações atuantes nas diferentes regiões do país, como A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio.
Os veículos irão selecionar conteúdos no Google Notícias no Android (inicialmente) para apresentá-los de um jeito que a publicação preferir (incluindo linha do tempo, artigos relacionados, bullets para contexto). Os textos estarão livres de paywall para o usuário.
O News Showcase ou Destaques é composto de painéis de notícias que vão aparecer, inicialmente, no Google Notícias para Android. Em breve o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à Busca. Veja como irá funcionar:
Andrea Fornes explica em post no blog da empresa que o lançamento não se resume ao apoio financeiro. “Ele marca também o surgimento de uma experiência jornalística diferente na internet. O projeto vai contar com a curadoria editorial de diversas redações reconhecidas no mundo, vai também oferecer aos leitores mais informações e sacadas sobre os assuntos que importam e permitir que os veículos aprofundem a relação com seu público”, argumenta.