“And now we’re Instagram Friends too. Hi Instagram”. Foi com esse texto, e uma selfie ao lado de Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, David Schwimmer e Matthew Perry, que Jennifer Aniston estreou na rede social.

O post quebrou não apenas a internet e deixou instável o botão seguir da plataforma, como chegou ao Guinness World Records: primeiro milhão de seguidores mais rápido na rede social: 5 horas e 16 minutos, superando o casal Princípe Harry e Meghan Markle (5 horas e 45 minutos).

Joey, Rachel, Ross, Chandler, Monica e Phoebe reunidos no Central Perk

Os atores deram vida a Rachel Green, Monica Geller, Phoebe Buffay, Joey Tribbiani, Ross Geller e Chandler Bing, elenco principal de Friends, que completou 25 anos em 2019 e segue arrastando milhões de ‘velhos’ e novos fãs.

Além disso, os companheiros de set não apareciam juntos em público em anos e a foto mostra o grupo como amigos na vida real, incluindo Perry que, segundo publicações estrangeiras, vive isolado em hotel e luta contra um vício e depressão. O nome do ator, inclusive, foi um dos mais mencionados justamente pela “emoção” de vê-lo com os colegas.

Quer ser meu amigo?
Fora do Instagram, Jennifer Anistou entrou nos assuntos mais comentados do mundo no Twitter, provocou as mais diversas reações de fãs, entre memes e declarações de amor, e foi notícia em praticamente todos os veículos de imprensa nacional e internacional.

Outro efeito forte foi com relação as marcas. Entre os mais de 467 mil comentários na foto, anunciantes e gigantes de conteúdo e entretenimento tentam interagir com a atriz e, por tabela, com seus fãs.

Diversas marcas e empresas mandaram comentaram primeiro post da atriz (Créditos: Reprodução)

Além do perfil brasileiro da Netflix que escreveu um “SDV” (segue de volta), o iFood aproveitou o assunto nas notificações push para usuários.

Notificação tem referência a uma famosa frase de um dos personagens: “Joey doesn’t share food!” (Créditos: Reprodução)

#Friends25
Desde que estreou em 22 de setembro de 1994, a série ditou moda e marcou a cultura pop, além de influenciar debates sobre temas como relacionamentos, amizade, sociedade, preconceito e trabalho. Seu 25º aniversário tem homenagens e ativações em diversas partes do mundo.

Atualmente na Netflix, o conteúdo é um dos mais consumidos na plataforma. Notícias de 2018 indicam que ela desembolsou US$ 100 milhões para ser o único serviço de streaming com Friends em 2019, porque Hulu e Apple também estariam interessadas.

Nas redes sociais, grupos reúnem milhões de fãs que mantém a série viva e forte, discutindo detalhes, trocando conteúdo e levando seu universo para o dia a dia, consumindo os mais variados produtos e referências do seriado.

Há anos, fãs pedem para a atriz entrar em redes sociais, especialmente no Instagram porque Courteney, Lisa, David e Matt já têm seus perfis, e interagem com o público.

A cobrança foi intensificada este ano pelo aniversário da série e porque os atores, principalmente Courteney e Lisa aparecem frequentemente juntas e usam referências da série nos posts.

Até o fechamento desta, “Jen” soma 12 milhões de seguidores e a foto de estreia tem 12,4 milhões de likes, com os dois marcadores girando.

No segundo post, ela simula o momento que cedeu a cobrança para entrar na rede social e joga o celular longe. “Juro que não pretendia quebrá-lo. Obrigado pela gentil e bem-vinda recepção”, escreveu. Resta saber se ela não queria quebrar o aparelho ou o Instagram.

Depois da foto rara os rumores sobre um conteúdo especial com os seis voltaram a circular. Por enquanto não há nada de concreto, mas a reação de empresas mundo afora deixa claro que patrocinadores não iriam faltar.

Em entrevista ao Jimmy Kimmel, ela comenta a entrada na rede social e a repercussão.