Quem trabalha com marketing digital sabe que a frase “uma imagem vale mais do que 1000 palavras” nunca foi tão verdadeira quanto nestes tempos de mídias sociais. Entretanto, com o lançamento do IGTV, novo aplicativo de vídeos do Instagram, a importância do conteúdo visual para as marcas pode atingir um patamar realmente histórico.

Os conteúdos em vídeo estão consolidados como o grande chamariz das redes sociais e, com a relevância que o Instagram assumiu para as marcas – 1 bilhão de usuários ativos por mês – é natural que a empresa queira oferecer aos profissionais de marketing, ferramentas com maior potencial de engajamento, embora este índice já seja 400% maior que no Facebook, a quem pertence desde 2012.

Com o novo recurso, o Instagram tem tudo para consolidar sua posição como fenômeno de publicidade. O app aposta em vídeos verticais com até uma hora de duração, pensadas para o consumo via smartphones. O Stories, atual ferramenta de vídeos do Instagram, já utiliza o formato vertical, mas só permite filmes muito curtos que somem após 24 horas.

O IGTV chega, portanto, em perfeita sintonia com o crescimento do consumo de vídeos online, que devem ser responsáveis em 2019 por mais de 80% do tráfego de internet do mundo, majoritariamente em dispositivos móveis. O telefone celular ocupa cada vez mais o espaço da televisão e do computador, e deve atrair no Brasil, em 2018, mais da metade das verbas de publicidade destinadas ao ambiente digital. É uma nova era, sem dúvida.

O país, aliás, tem números que reforçam a importância das redes sociais nas ações de branding: os brasileiros são os maiores usuários de redes sociais na América Latina e formam a segunda maior comunidade do Instagram em todo o mundo, com aproximadamente 50 milhões de usuários.

O Instagram, cujo valor de mercado está avaliado em US$ 100 bilhões, ainda estuda os modelos de publicidade para o IGTV, mas, quaisquer que sejam, também exigirão uma estratégia de comunicação direcionada por informação de qualidade, obtida a partir de uma minuciosa análise de desempenho da empresa e de seus concorrentes. Certo, por enquanto, é que o novo app será um lugar bastante atraente para marcas e influenciadores aumentarem e engajarem sua audiência.

Yuval Ben-Itzhak é CEO da Socialbakers, empresa global de soluções de marketing para mídias sociais