A RTB House fez um levantamento com dezenas de anunciantes online do Brasil que mostrou: os investimentos em retargeting dobram em novembro, mês da Black Friday, em comparação a setembro.

Dados de mais de 150 empresas clientes da RTB House no país foram mapeados no levantamento realizado com dados de 2018. A previsão é que a mesma tendência se mantenha forte para 2019. “Nossos clientes já estão em fase intensa de planejamento para a Black Friday deste ano, sinalizando que os investimentos em retargeting devem atingir um crescimento de 100% ou mais em novembro, já que todos querem aproveitar a data para tirar o máximo de proveito em conversões”, diz André Dylewski, country manager da RTB House no Brasil.

Em comparação a outros países, o Brasil é um dos mercados que mais se mostram propensos ao aumento nos investimentos em retargeting durante a Black Friday. No Reino Unido, por exemplo, o crescimento foi de 21% em 2018, enquanto na Polônia, país de origem da RTB House, foi de 15%. Já na América Latina, a data também se mostrou forte na Argentina, que registrou aumento de 85%. “Por aqui, já se começa a notar um crescimento do investimento em retargeting no mês de outubro e, em novembro, a curva ascendente se acentua significativamente, de maneira muito mais intensa que em países da Europa”, comenta Dylewski.

Ainda segundo a empresa, em 2018, as vendas deste evento no e-commerce brasileiro atingiram R$ 2,6 bilhões, crescimento de 23% em relação a 2017. “A concorrência entre os anunciantes brasileiros na data é altíssima, o que também impacta o custo do inventário de anúncios online. Vimos que no Brasil esse custo subiu cerca de 95% em novembro em comparação a setembro, enquanto se manteve estável em outros mercados. Há uma grande competitividade entre as marcas na Black Friday brasileira, o que impulsiona investimentos e, consequentemente, custos”, diz Dylewski.

O levantamento da RTB House também mapeou o aumento no número de conversões. No Brasil, as conversões registraram um crescimento de 45% em novembro em comparação a setembro.

Dylewski ressalta que no dia da Black Friday acontece o maior pico de conversões em novembro, mas que elas se mantêm mais altas que a média ao longo de todo o mês.

“Alguns setores, como o de eletrodomésticos, têm um pico de vendas mais intenso no dia exato da Black Friday. Já em outros, como o de moda, o crescimento se dá de forma mais diluída e pulverizada durante todo novembro”, comenta Dylewski.

Outra consideração apontada pelo levantamento da RTB House mostra o potencial do mercado de soluções in-app. Como o retargeting para mobile commerce ainda está começando a se popularizar entre os anunciantes, nesse ambiente a concorrência ainda não é tão intensa, então as marcas que já investiram em retargeting in-app estão na dianteira na conquista pela audiência.

Para se ter uma ideia, no dia da Black Friday de 2018, os clicks via soluções web cresceram mais de 200% em comparação ao dia 1 de setembro. Já os clicks via soluções in-app registraram um crescimento de 500%. “O m-commerce é a grande aposta para os próximos anos e as marcas que se prepararem para essa demanda certamente terão melhores resultados na Black Friday de 2019”, destaca Dylewski.