Patricia Beber lembra que a plataforma Ipsos Digital teve sucesso com ação da Heineken

O mundo automatizado tem novidades com velocidade que surpreende. É por causa desse ritmo acelerado que está sendo estruturado no mercado brasileiro a Ipsos.Digital, plataforma de pesquisa com a métrica do-it-yourself.

A ideia é que os usuários tenham acesso a dados de forma agilizada para ativar soluções como pré-testes de campanhas publicitárias em momento de distração das pessoas e, consequentemente, descobrir como elas fazem suas escolhas em relação aos conteúdos comerciais que lhes são expostos.

O Brasil é o 17° país a introduzir o sistema. Apesar de usar o faça você mesmo, o Ipsos coloca seus especialistas para tirar dúvidas. O processo de navegação é intuitivo e permite a integração com painéis de consumidores online segmentados. O usuário lança as suas demandas que precisam de respostas para ativar ações mercadológicas. Depois é só aguardar o retorno.

Além de relatórios pela internet, o processo inclui dashboards e power points plotados. Uma das ofertas, a Creative/Spark, nas palavras da executiva Patrícia Beber, head de pesquisas em comunicação, inovação e saúde de marca do Ipsos, oferece 10 conceitos pré-formatados e resultados sintomáticos. Por exemplo: animatics e vídeos captam por reconhecimento facial (facial coding) as expressões de reprovação ou aprovação de quem está presente na amostra. A campanha da cerveja Heineken Daniel Craig vs. James Bond, que foi criada pela Publicis Worldwide, fez uso da metodologia. O Ipsos.Digital revelou que 83% da amostra teve reação positiva ao conteúdo bem-humorado do filme.

“O custo-benefício é outro ponto alto e vale para clientes de todos os tamanhos. Porém, o respaldo tem a consistência das normas de 40 anos do Ipsos em publicidade. Toda a modelagem tem esse diferencial para inovação e criatividade. Mas se o tempo de 24 horas não for suficiente diante de uma exigência mais ampla, o cliente pode contar com o Inno Test e ter amostras maiores e a entrega do resultado em três dias”, explicou Patrícia.

Além das funções Creative/Spark e Inno Test, a unidade de negócios Ipsos Digital já disponibiliza no país o Fast Facts: amostras ad-hoc customizadas. Argumentos e estímulos podem ser testados por gamificação pelo Duel, a quarta solução do Ipsos.Digital, que chega nas próximas semanas ao Brasil, como adianta Patrícia.

“A análise de claims estará disponível no Duel. O autoatendimento facilita muitos procedimentos, do pagamento à entrega dos resultados. Muitas marcas, agências e produtoras de comerciais podem se beneficiar com as ofertas do Ipsos.Digital, tudo com behavior science. As respostas são capturadas em ambiente competitivo real quando se aplica a busca dos consumidores da marca e da concorrência do produto que está sendo lançado”, argumenta Patricia.

A previsão é que a Ipsos.Digital esteja disponível em 60 dos 90 mercados que o instituto está presente até o fim deste ano de 2020. “A ferramenta Ipsos.Digital reflete nosso compromisso com a excelência em qualidade de pesquisa, transformando dados em informações acionáveis. Em um mercado cada vez mais do-it-yourself, trazemos uma alternativa única que combina tecnologia de última geração com conhecimento de décadas de pesquisa da Ipsos, aplicando os nossos princípios de segurança, simplicidade, supervelocidade e substância”, comentou Didier Truchot, presidente e CEO global da Ipsos.

“O grande diferencial é o fato de uma grande empresa de pesquisa oferecer ao cliente uma solução verdadeiramente automatizada de ponta a ponta. Em cada um dos 17 mercados, fornecemos acesso contínuo ao painel Ipsos i-Say e, quando necessário, acesso automático a outros parceiros de painel totalmente integrados. Os clientes agora podem acessar insights em algumas horas, em vez de dias ou semanas. Os usuários da plataforma podem trabalhar por conta própria ou obter a assistência de especialistas da Ipsos no mundo todo”, finalizou Andrei Postoaca, CEO da Ipsos.Digital