Nesta semana, mais uma campanha engrossa a lista dos trabalhos que recebem críticas por sua abordagem, principalmente nas redes sociais. Em criação desenvolvida pela Lew´LaraTBWA, a rádio Jovem Pan promove a ação #MinhaÚltimaMúsica. A ideia é criticar a crescente violência no país com pessoas da comunidade LGBTI.

Na visão de grande parte do público, entretanto, a mensagem gera ruído. As peças mais criticadas da campanha contam com a seguinte frase: “O Brasil é o país que mais mata LGBTI+. Se você fosse a próxima vítima, qual seria a sua última música”. Um dos posts já está com mais de 3 mil comentários, 1,5 mil compartilhamentos e mais de 7 mil interações, a maior parte delas negativas.

A mensagem também está sendo debatida em alguns grupos de profissionais de comunicação no Facebook. A Lew´LaraTBWA, agência que desenvolveu a campanha, se posicionou sobre o assunto.

“O Brasil tem muitas estatísticas tristes. Infelizmente, uma delas é o assassinato de um LGBTI a cada 25 horas, nos colocando como o país que mais mata LGBTIs no mundo. A campanha tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para essa estatística aterradora, trazendo o assunto para a pauta, fazendo as pessoas refletirem sobre o fato terrível de que um brasileiro morre diariamente apenas por causa de sua orientação sexual. Ao convidar no programa de rádio os ouvintes a – no lugar de pedirem a sua música favorita – pedirem a possível última música que ouviriam em vida, sugerimos uma reflexão delicada: todos nos imaginarmos como uma vítima dessa violência sem sentido.”