Stories no LinkedIn (Divulgação)

O LinkedIn anuncia nesta terça-feira (14) o lançamento do LinkedIn Stories no Brasil. O país é o primeiro a testar a nova funcionalidade, que permite ao usuário compartilhar fotos e vídeos de até 20 segundos em seu perfil, além de inserir textos e figurinhas.

“Estamos muito felizes em anunciar que o Brasil é o primeiro a receber essa nova funcionalidade. O país, que tem mais de 40 milhões de usuários, é o terceiro maior produtor de conteúdo em vídeo na plataforma. Testar o LinkedIn Stories no Brasil também leva em conta a nossa mundialmente famosa criatividade e é uma maneira para dar e receber ajuda nas nossas comunidades profissionais”, afirma Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn na América Latina.

Segundo a rede, trata-se de uma nova forma para dividir novidades e momentos em um contexto profissional. “Com isso, se torna mais uma opção para os usuários se comunicarem com suas redes do LinkedIn, ampliarem seus contatos profissionais além de poderem criar conteúdos autênticos sobre sua carreira e profissão”, diz o comunicado da empresa.

A ferramenta está disponível no aplicativo móvel do LinkedIn na App Store e no Google Play e os conteúdos publicados ficarão visíveis por 24 horas. Ao visualizar o conteúdo no formato Stories, as conexões de primeiro grau e os seguidores poderão enviar mensagens diretas, que serão integradas à caixa de mensagens do perfil (InMail) do LinkedIn e poderão ser vistas também no desktop. O Linkedin Stories ainda permite ao usuário saber quem acessou seus conteúdos.  

“Nesse momento desafiador para todos, o LinkedIn Stories é uma nova ferramenta para unir profissionais, trazer informações em tempo real e fazer com que todos se ajudem com ideias e experiências compartilhadas”, diz Kato.

Os recursos atuais do LinkedIn Stories são:

  • Usuários e marcas podem compartilhar um Story
  • Stories são compartilhados por 24 horas
  • Gravar um vídeo de até 20s e tirar foto
  • Subir imagens ou vídeos da galeria do celular
  • Adicionar figurinhas e texto
  • Enviar mensagem para conexões e seguidores
  • Saber quem viu seu Story
  • Reportar um Story
  • Apagar um Story
  • Baixar um Story 

Outros recursos, como menções a outros usuários, serão adicionados nas próximas semanas.

LinkedIn Stories para marcas

Organizações e empresas também podem produzir conteúdos e aprimorar seu engajamento com clientes e consumidores, funcionários, parceiros e prospects com o LinkedIn Stories.

Segundo a rede, é possível manter o público-alvo informado, compartilhando que é importante para o negócio e para o setor; humanizar a marca, mostrando o dia a dia da operação e histórias inspiradoras de quem faz a empresa;  ampliar a voz dos executivos, e fortalecer a estratégia digital.

O LinkedIn Stories ficará disponível para todas marcas nas próximas semanas e somente os seguidores brasileiros da página poderão ver o conteúdo publicado.