O comércio eletrônico espera faturar R$ 11,8 bilhões no Brasil no Natal (Rupixen/Unsplash)

O comércio eletrônico espera faturar R$ 11,8 bilhões no Brasil no Natal. A expectativa é da ABComm, associação que representa o setor. De acordo com a entidade, esse montante é 18% superior ao movimentado na mesma data do ano passado.

Em 2019, o ticket médio será de R$ 310,00 e as categorias de produtos mais procurados são: informática, celulares, eletrônicos, moda, acessórios e brinquedos, respectivamente.

De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, seguindo as demais datas sazonais, que vem apresentando resultados positivos no ano, Natal deve também seguir no mesmo caminho. “As previsões reafirmam um bom aquecimento, principalmente no meio digital, que tem cada vez mais frequência de consumidores”, afirma.

Lojas virtuais como Giuliana Flores pretendem chegar a 30% de crescimento em relação ao ano anterior nesse período e a We Nutz, ecommerce de produtos naturais, deve crescer cerca de 35%.

Bruno Prado, especialista em segurança digital e CEO da UPX, empresa de tecnologia focada em segurança cibernética, lista alguns cuidados que devem ser tomados antes de acessar alguns sites, como não utilizar wi-fi público para transações, comprar somente em lojas virtuais reconhecidas e com boa reputação, além de consultar a lista do Procon.

Já a Social Miner acredita que 81,53% dos consumidores tem a intenção de comprar para a data. Segundo a empresa, 4,12% afirmaram que já compraram; 7,72 ainda estão na dúvida se irão comprar e 6,63% disseram que não vão comprar.

Outros indicadores levantados pela Social Miner, empresa especializada em dados de comportamento, apontam que 79,30% dos consumidores levam o preço em consideração na hora da compra. Para 74,10% dos consumidores as promoções são fundamentais. Para 43,9%, a facilidade no pagamento é relevante. Outros fatores são: atendimento (40,6%), valor do frete (37,9%) e prazo de entrega (36,10%).  

Já o que faria o consumidor desistir de comprar os presentes de natal em uma determinada loja é a falta de opções de produto (60,30%), o valor do frete (47,7%), não confiar que as promoções são reais (40,8%), nota baixa da loja em sites de reputação (39,2%) e prazo de entrega (35,5%).

Os consumidores também disseram a quantidade de presentes dispostos a comprar neste Natal. 34% vão comprar cinco ou mais, 17% vão comprar quatro presentes, 21,5% vão comprar três presentes, 18,4% vão comprar dois presentes e 9,10% vão comprar apenas um presente.