O digital foi a ‘luz no final do túnel’ para 2020, ano marcado pela pandemia mundial de Covid-19, que fechou comércios e isolou pessoas. Diante da necessidade de reinvenção dos negócios provocada pelo vírus, o digital foi o caminho para que empreendedores e organizações de todos os tamanhos pudessem atravessar a fase mais aguda da crise.

O Relatório de Impacto Econômico, divulgado nesta terça-feira (20), pelo Google, mostra que, somente no ano passado, a busca e as plataformas de publicidade do Google, o Google Play e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica no Brasil, número 30% maior do que em 2019.

Coelho: internet é ferramenta de propulsão da atividade econômica (Divulgação)

Além disso, segundo a gigante de tecnologia, mais de 207 mil empresas, publishers, organizações sem fins lucrativos, criadores de conteúdo e desenvolvedores de todo o país foram beneficiados pelas ferramentas consideradas no estudo. 

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“As empresas aceleraram sua digitalização durante a pandemia e estão colhendo os resultados, provando que a internet é, cada vez mais, uma ferramenta de propulsão da atividade econômica”, afirma Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

O Google explica que o cálculo para chegar na estimativa de impacto econômico foi feito a partir de uma metodologia desenvolvida pelo economista-chefe, Hal Varian, e é baseada na somatória de alguns critérios, como o retorno estimado que os anunciantes tiveram do investimento feito, por exemplo.