De cada 1.000 consumidores, 440 devem aproveitar a BlackFriday para irem às compras neste ano, mas outras 480 estão indecisas. Apenas 8% dos entrevistados foram categóricos em informar que a data não os levará às lojas ou ao e-commerce. É isso que aponta pesquisa encomendada pela In Loco para a MindMiners, feita na região sudeste.

Entre os objetos mais desejados, estão roupas e celulares (36% da intenção de compras), sapatos (27%), livros (26%), produtos de beleza e informática (24%), eletrodomésticos (22%) e TV (21%). O bem de consumo menos desejado entre os 1.000 pesquisados na Black Friday é o carro com apenas 4% da intenção dos avaliados.  

Entre os entrevistados, mais de 75% já compraram produtos nas Black Fridays passada. Sendo que 89% não se endividou comprando na data e somente 11% contraiu dívidas que não foram possíveis de ser quitadas. 

Data levará pessoas às compras, mas ainda há indecisos

Para as pessoas que responderam a pesquisa, as marcas que oferecem mais descontos durante a data são Lojas Americanas (68% de menções), Magazine Luiza (49%), Submarino (45%), Extra (36%) e Casas Bahia (34%).

“Existem diferenças quando analisamos os comportamentos dos consumidores por gênero. Enquanto a maior parte do público masculino pretende comprar games (41%), seguido de smartphones (39%) e equipamentos de informáticas (38%), como computadores, monitores e impressoras. O público feminino está mais interessado em roupas (39%), produtos de beleza (34%) e smartphones (34%)”, analisa Lucas Mathias, especialista em marketing da MindMiners.