O São Paulo São está com uma nova iniciativa, o São Conexões. Idealizada em parceria com o Pro Coletivo, o Catalyzr e o Visite São Paulo, a plataforma é focada na vida criativa, sustentável e afetiva dos bairros da cidade.

Segundo Mauricio Machado, o São Conexões mergulha no conceito de cidadania e no sistema criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, que é a cidade de 15 minutos. Na tese, os moradores terão acesso a tudo o que precisam a 15 minutos de distância a pé.

“São Conexões” é uma iniciativa do São Paulo São (Foto: Guilherme Cunha on Unsplash)

O sistema de reorganização urbana vem sendo trabalhado pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Ao estimular pequenos deslocamentos, a cidade busca a diversidade e o crescimento de empresas locais, favorecendo os produtores de cada região e compartilhando serviços e produtos entre vizinhos.

Alocado no Portal São Paulo São, o São Conexões é um “hub” de conteúdos a partir da junção de coletivos, empresas, startups, investidores, parceiros, mídia e cidadãos, que podem atuar conjuntamente para despertar projetos nos bairros paulistanos, esmiuçando e mapeando as potencialidades de cada região, além de líderes, negócios criativos, estilo de vida e vocações.

Mauricio Machado é fundador do São Paulo São (Divulgação)

Machado, fundador do São Paulo São, comenta um dos objetivos. “A conexão das grandes indústrias aos pequenos empreendedores, eliminando etapas e gastos, além do fomento das iniciativas independentes, dos negócios familiares e das práticas de comércio justo e consumo consciente”.

A plataforma inclui blog, redes sociais, canal de web-vídeo, marketplace e aplicativos. Ela começa início nos bairros do Sumarezinho, Sumaré, Vila Madalena e Perdizes, em uma parceria de comunicação com o Laboratório de Comunicação Experimental da FAAP, que faz a campanha de divulgação online. A Incorporadora Tegra é parceira da iniciativa.