O reinado absoluto do Facebook como rede social mais utilizada no mundo está prestes a ser superado, pelo menos entre os jovens adultos nos Estados Unidos e Inglaterra. É o que revelou o último levantamento realizado pelo eMarketer nesta semana.

O número de usuários de 12 a 17 anos e de 18 a 24 anos tem caído nos últimos anos no Facebook, enquanto os dados de Instagram e Snapchat crescem, sugerindo o desinteresse dos mais jovens pela rede social de Mark Zuckerberg. A empresa tem percebido o movimento e o acompanha com lupa, já que o público é de grande interesse para anunciantes. No último trimestre, o Facebook anunciou aumento de 47% na receita com publicidade em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 9,2 bilhões.

Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a perda foi mais acentuada, de 3,4% este ano, comparado à queda de 1,2% em 2016. O quadro só não gera mais preocupação devido ao desempenho positivo do Instagram, que também pertence ao Facebook, como destacou Oscar Orozco, analista sênior do eMarketer.

“Temos visto os adolescents migrando para o Snapchat e Instagram. Ambas plataformas têm obtido sucesso com esse grupo porque elas estão mais alinhadas com a forma que esse público se comunica – com conteúdo visual. Entre os que ainda permanecem no Facebook, a audiência está menos engajada, fazendo logins com menos frequência e passando menos tempo na rede social”.

Diante do cenário, os analistas da consultoria preveem que ainda neste ano o Snapchat vá superar o Facebook em cerca de um milhão de usuários nos dois grupos de audiência. Entre os usuários de 12 a 17 anos, a previsão é de que o Facebook tenha 14,5 milhões contra 4,2 milhões no Instagram e 15,8 milhões do Snapchat. Já no grupo de 18 a 24 anos, a conta é 23,5 milhões, 22,1 milhões e 24,4 milhões respectivamente.

Com expectativa de crescimento de 40,8% este ano nos Estados Unidos, contra 31,6% em 2016, o Snapchat tem força para aumentar ainda mais sua popularidade entre os usuários mais novos.