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As estatísticas mostram que a música continua sendo dominada pelos homens. Um estudo da Iniciativa de Inclusão Annenberg revelou que em 2017 apenas 16,8% dos artistas da área eram mulheres. Dos 651 produtores do estudo, apenas 2% eram do sexo feminino. E das 899 pessoas que foram nomeadas para um Grammy Award entre 2013 e 2018, apenas 9,3% eram mulheres. Pensando nisso, o Spotify acaba de lançar a campanha “Escuta as Minas”.

A iniciativa, criada em parceria com a CUBOCC, traz nomes como Elza Soares, Karol Connka, Maiara & Maraisa, MULAMBA, e Mart’nália. Além disso, outras três artistas brasileiras retratam ídolos da música nacional do passado no vídeo da campanha: As Bahias e a Cozinha Mineira, Tiê, e Lan Lanh surgem como Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Maysa (1936-1977) e Cássia Eller (1962-2001), respectivamente.

“Em todas as gerações no Brasil, as mulheres têm perseverado”, diz Gabriela Lancellotti, head de consumer marketing do Spotify Brasil. “Apesar das dificuldades e contratempos, nós seguimos sempre em frente e cantamos com a dor. ‘Escuta as Minas’ é uma oportunidade para reconhecer essa ideia, empoderando a nova geração e a incentivando a continuar trabalhando pela plena igualdade na música e em tudo o que fazemos.”

O Spotify, vale ressaltar, já criou iniciativas para aumentar a diversidade e amplificar as vozes femininas em outras partes do mundo. Foi assim com o Equalizer, na Suécia, e com o Sound Up Bootcamp para mulheres, nos EUA, Reino Unido e Austrália.

A campanha inclui música original, clipe, documentários e mini documentários. A letra da música original, aliás, nasceu a partir de letras já existentes de influentes artistas brasileiras.

Confira o vídeo da campanha:
https://www.youtube.com/embed/Xwm5L4jkyWU

O documentário:
https://player.vimeo.com/video/294800950

Um dos mini documentários: