A SumUp, fintech de meios de pagamento que oferece máquinas de cartões para empreendedores sem cobrar aluguel, investiu em um plano de comunicação focado na divisão de públicos para divulgar o seu negócio, destacando a taxa de 1% e o pagamento das transações em um dia útil.

A estratégia, executada em parceria com o Google, foi pensada para maximizar a audiência por meio de anúncios segmentados no YouTube. A campanha foi realizada entre os dias 1 e 12 de maio de 2018 no YouTube e de forma alinhada ao que estava na TV. Sob o mote de “máquina nº1”, a fintech destacou o pagamento em um dia útil na conta bancária e o 1% de taxa. Ao comparar com o mesmo período do mês anterior, houve crescimento de 70% de pedidos de máquinas, 75% de crescimento nos cadastros, e 440% a mais de clicks.

Segundo o Google, em dois meses, o interesse pela marca cresceu 300% e o conhecimento da empresa aumentou 30%. A campanha atingiu mais de 75 milhões pessoas, gerando 30 milhões de visualizações em maio e 37 milhões em junho.

Esse tipo de anúncio combina dados de audiência do YouTube com machine learning, atingindo o público além dos critérios demogŕaficos básicos. É possível definir quem alcançar, impactando pessoas que já possuem interesse em tópicos relevantes para a campanha, criando audiências mais específicas ou encontrando quem pesquisa sobre a empresa e considera os produtos e serviços da marca. 

Aline Schlosser, gerente de contas do Google no Brasil, acredita que as pequenas e médias empresas precisam apostar mais no machine learning para crescer. “É essencial que os empreendedores vejam a força da automação nos anúncios para poderem utilizar seus recursos de maneira mais inteligente e serem bem-sucedidos nos negócios”, afirma. Para Carlos Grieco, head de marketing da SumUp no Brasil, a parceria foi benéfica: “Estamos muito felizes com o resultado dessa campanha, pois além de conseguirmos alcançar nossos objetivos comerciais, impulsionamos o interesse pela marca de maneira excepcional”, aponta.

 

A SumUp nasceu em 2012 na Alemanha e Reino Unido, e chegou ao Brasil em 2013. São mais de 900 funcionários em mais de 30 países, com escritório em 7 deles, inclusive no Brasil. No país são mais de 400 funcionários.

Atualmente o investimento principal é em televisão e digital incluindo plataformas e redes sociais. O time interno de marketing é responsável por toda a estratégia, e uma agência cria as campanhas offline.