A Tunad se apresenta como a única plataforma de moment marketing do Brasil, solução que possibilita a otimização de campanhas, sincronização dos universos online e offline e mensuração dos resultados de conversão e construção de marca. Para o anunciante e a agência é um achado e tanto, já que a empresa fala que consegue analisar centenas de canais de conteúdo por meio de streamings – lives no YouTube, Instagram e Facebook –, além de TVs e rádios.

Tudo por conta de uma ferramenta de performance e business intelligence, que os sócios Cesar Sponchiado e Ricardo Monteiro afirmam ser inédita no mercado brasileiro e na América Latina. Segundo eles, as soluções aumentam exponencialmente o resultado dos clientes ao conectar as mensagens com momentos relevantes para a audiência. “Com detecção em tempo real dos fatos geradores de demanda, a Tunad consegue distribuir conteúdo de acordo com as condições do clima, trânsito, mercado financeiro, aquele momento emocionante de um jogo de futebol e comerciais ou palavras faladas durante lives, programas de TV e rádio”, afirma Monteiro.

Ricardo Monteiro (Divulgação)

Esses momentos, segundo ele, podem ser usados como gatilhos na plataforma para impulsionar os seus anúncios online simultaneamente com o que está ocorrendo na TV ou em algum evento, o que se apresenta como uma oferta no momento de maior influência de compra para o consumidor. Tudo pode ser mensurado, conforme Sponchiado, a partir dos planos de mídia e dos conteúdos exibidos, analisando o big data, sugerindo a melhor estratégia data-driven tanto para os veículos de streaming/TV como para anunciantes.

A plataforma usa inteligência artificial, que monitora, reconhece e analisa, em tempo real, comerciais veiculados em TV e rádio.

Outro detalhe importante para o anunciante é o ajuste da campanha em plena veiculação, caso seja detectado que algo não vai bem ou que pode ser melhorado de acordo com a estratégia, assim como, alterar o curso da veiculação, quando um programa de TV, por exemplo, esgotou sua audiência e outro vai melhor, mais adequado ao produto ou target. Também é possível sugerir a mudança de conteúdo.

A ferramenta consegue monitorar o movimento da concorrência. “Temos um produto que pode ajudar um plano de mídia obter maior sucesso, mas assertivo para os anunciantes e agências”, diz Sponchiado.

Monteiro afirma ainda que a demanda para esse tipo de solução é grande e a pandemia escancarou a necessidade. Por isso, neste momento, eles procuram expandir o negócio dentro Brasil para, depois, buscar mercados fora do país, com os Estados Unidos. “Primeiro queremos dominar o Brasil e ano que vem vamos partir para o Estados Unidos”, declara.

Cross Media
A Kantar Ibope Media lançou em maio deste ano plataforma semelhante à da Tunad. Trata-se do Cross Media Performance, que permite avaliar o alcance e a frequência das campanhas na TV e no digital. Na apresentação do produto Melissa Vogel, CEO do instituto no Brasil, disse que esse era um desejo antigo do mercado.

Segundo ela, o setor necessita entender cada vez os impactos compostos pelo consumidor de mídia multiconectado e campanhas explorando novos formatos em diferentes meios e plataformas. A solução é voltada para o CMO dos anunciantes, que também pode fazer ajustes na campanha em plena veiculação.

Segundo Melissa, a metodologia do Cross Media Performance torna possível saber quantas pessoas e quantas vezes determinada campanha foi visualizada, o perfil da audiência e qual a participação da TV e das plataformas digitais na composição de um target de campanha publicitária.

Cesar Sponchiado: “Temos um produto que pode ajudar um plano de mídia obter maior sucesso, mas assertivo para os anunciantes e agências”

A solução para otimização das campanhas cross mídia é capaz de medir as campanhas online e na TV, identificando o público-alvo de múltiplas plataformas e dispositivos. Segundo a Kantar Ibope, o serviço oferece também a possibilidade de entender a frequência dos anúncios, sem a duplicação da audiência, em campanhas realizadas ao mesmo tempo nas diferentes telas. “Em uma segunda fase do projeto, cobrirá também sites de conteúdo aberto (open-web) e diferentes plataformas”, conta Melissa.

O Cross Media Performance, conforme a empresa, chega ao mercado brasileiro com integração direta com o YouTube, permitindo que os anunciantes possam acompanhar os resultados de campanhas realizadas na TV e na plataforma de vídeos do Google – a primeira a fazer parte da solução.