O WhatsApp estreia a partir desta segunda-feira (15) o recurso de pagamentos. Os usuários brasileiros poderão enviar dinheiro e fazer pagamentos no comércio local diretamente nas conversas do app.
“Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, disse a empresa em seu blog.
O recurso pode ser configurado neste link (se não conseguir, aguarde, pois o app será atualizado) e, segundo a empresa, enviar dinheiro para amigos e familiares “vai ser tão fácil quanto enviar uma mensagem”. “Como o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, no futuro, queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, ressalta o aplicativo.
“O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando amplamente pagamentos no WhatsApp”, disse Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em um post na rede social.
Para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação. A princípio, os usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Porém, de acordo com a empresa, o modelo de programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.
Não há limite de transações para receber pagamentos por vendas de produtos ou serviços no app WhatsApp Business. Os pagamentos de clientes feitos com cartões de crédito, débito ou cartões múltiplos recebidos no WhatsApp Business estão sujeitos a uma taxa fixa de 3,99% (sujeita a mudanças) por transação. Essa taxa é cobrada em todos os pagamentos de clientes.
Há limites para o envio e recebimento de dinheiro de seus amigos e familiares no WhatsApp. Você pode enviar até R$ 1.000,00 (mil reais) por transação e receber até 20 (vinte) transações por dia, ou R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês.
“Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes, uma prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito”, pondera a companhia.
O recurso de pagamentos no WhatsApp será disponibilizado gradualmente a partir desta segunda-feira (15), e futuramente todos os usuários no Brasil poderão aproveitar seus benefícios.