GNI seleciona veículos de notícia para Laboratório (Reprodução)

Google News Initiative (GNI) e YouTube anunciam os veículos de notícia selecionados para  o primeiro Laboratório de Sustentabilidade, um programa dedicado a acelerar ideias relacionadas à sustentabilidade financeira de organizações que produzem conteúdo em vídeo. 

Foram 20 projetos selecionados no mundo todo, como Washington Post, The Guardian, Bloomberg, Financial Times, Der Spiegel e The New York Times. Em meio aos nomes anunciados, há dois brasileiros: My News e Vibra, o braço digital do Grupo Bandeirantes. Cada organização selecionada receberá US$ 200 mil (aproximadamente R$ 1 milhão) para desenvolverem seus projetos. 

Todos trabalharão, em parceria com a equipe da GNI, pelos próximos 12 meses e contarão com workshops mensais realizados pelo YouTube, e terão a oportunidade de compartilhar entre si estratégias, conteúdos e aprendizados. Ao fim do programa, GNI e YouTube vão elaborar três playbooks, reunindo os aprendizados da experiência para cada linha de ação, registrando os resultados alcançados. 

O Laboratório de Sustentabilidade inclui três frentes de trabalho: monetização de publicidade, monetização de audiência e redução de custos. Os 20 veículos selecionados se distribuem entre elas, confira:

  • Monetização de publicidade: ABC News; Fox News; Vibra; e The Washington Post.
  • Monetização de audiência: Bloomberg Media; The Guardian; The Financial Times; Kompas TV; Mediahuis; My News; The New York Times; Sure and Share Center (MCOT); The Wire; e Yonhapnews agency.
  • Redução de custos: Atresmedia; Euronews; Milenio; Network 18; One India; e DER SPIEGEL.

A Vibra, que pertence ao grupo Bandeirantes, pretende criar um software de inteligência artificial para categorizar vídeos, ao encontrar o padrão daqueles que apresentam os melhores conteúdos, poderá usá-los para gerar receita com publicidade. O software poderá funcionar em mais de uma plataforma simultaneamente.

“É um orgulho estarmos entre os 20 selecionados. Nos últimos anos, conquistamos parcerias com a GNI nas áreas de editorial,  tecnologia e, agora, negócios e monetização”, diz André Luiz Costa, gerente geral da Vibra. “Isso evidencia que estamos no caminho certo na construção do nosso ecossistema digital. E, melhor ainda, nossos projetos também contribuem para fortalecer todo o ecossistema de jornalismo do mercado global”, completa.

Já a My News, a partir de dados do YouTube Analytics, quer segmentar e identificar a preferência do seu público. Com técnicas de conversão de funil, o canal vai oferecer conteúdos relevantes a audiência, aumentando o envolvimento de novos usuários e também a conversão e retenção de membros.

“A pandemia mostrou que os canais de jornalismo independente não podem depender somente de anúncios e parcerias comerciais. O nosso programa de membros é o principal foco deste novo projeto e estamos muito felizes com o novo desafio”, afirma Beatriz Prates, diretora-geral do canal My News.