O player do YouTube Shorts já ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente (Divulgação)

O YouTube Shorts chega ao Brasil nesta segunda-feira (7) inaugurando uma nova maneira de assistir e criar vídeos curtos na plataforma. O recurso, que já operava na Índia e Estados Unidos, permite produzir e compartilhar vídeos curtos diretamente no aplicativo. Integrados à experiência do usuário, os Shorts contam com um destino específico dentro da plataforma. O player do YouTube Shorts já ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular. Além disso, é um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam”, comenta Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil.

Com o YouTube, é possível usar os áudios de vídeos disponíveis na plataforma, hoje com 105 milhões de usuários mensais no Brasil. Dessa forma, os criadores podem dar seu próprio toque criativo aos vídeos e ajudá-los a encontrar novos públicos, seja reagindo a piadas, experimentando receitas ou encenando esquetes cômicos. Os criadores estarão no controle e poderão desativar essa opção, caso não queiram que seu vídeo seja remixado por outros.

O YouTube também fez acordos com diversas gravadoras e produtoras musicais para garantir que artistas e criadores tenham uma biblioteca de sons e faixas musicais para usar.

O Shorts foi anunciado em setembro de 2020 com o lançamento de uma versão beta na Índia, onde os canais que utilizam a ferramenta mais do que triplicaram desde o início de dezembro. A funcionalidade chegou aos Estados Unidos em março deste ano.