Marcos Lacerda, o MaLa, presidente da Momentum Brasil, o ex-piloto Emerson Fittipaldi e o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todt, foram à Brasília na semana passada apresentar à presidente Dilma Rousseff a campanha “Construindo o caminho rumo à segurança rodoviária”, lançada pelo Instituto Emerson Fittipaldi, FIA e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Criada pela Momentum, agência do Grupo McCann, a ação tem como objetivo criar uma comunicação de impacto para alertar a população da necessidade de se ter mais atenção no trânsito. O slogan sugerido à presidente é: Segurança no trânsito. Consciência ou morte”.
“No Brasil, o número de pessoas que morrem por ano no trânsito é o mesmo do que um estádio de futebol lotado. Além disso, outras 500 mil são internadas”, afirma MaLa. O executivo disse ainda que um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que o gasto que gira em torno dos acidentes de trânsito chega a R$ 35 bilhões ao ano. “Isso considerando toda a cadeia, de hospitais ao seguro do carro”, diz.
MaLa ressalta, porém, que os números ficam a cargo do governo. “O que nós queremos é mostrar que, para um pai morto no trânsito, existe um filho que pode perder seu referencial e ir para o caminho das drogas. Perde a família e perde o Brasil, pois esse filho poderia se tornar uma pessoa que fizesse algo de bom para o país. Pegamos como exemplo pessoas famosas. Quem sabe o Brasil não teria ganho a Copa do 1998 se o Dener não tive morrido em um acidente anos antes?”, conclui, referindo-se ao habilidoso ex-jogador, morto em 1994 em um acidente no Rio de Janeiro quando atuava pelo Vasco.