'Meu sangue é rubro-negro' é o único ouro brasileiro de Direct

 

O Brasil conquistou nove Leões na competição de Direct Lions em Cannes – área que viu o case “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para o Metro Trains, da Austrália, levar seu segundo Grand Prix em Cannes (o primeiro foi em PR). O único ouro foi para “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para o Hemoba, em trabalho que envolveu o time do Vitória, da Bahia. O trabalho também levou um Leão de prata na competição.

 

Houve ainda outros cinco Leões de prata, sendo três para a Ogilvy – dois com “Retratos da real beleza”, para Dove, e um “Fãs imortais”, para o Sport Club Recife; um para Artplan, com “Clássicos atrás dos clássicos”, para a Orquestra Sinfônica Brasileira; e outro para a Grey141, com “Campo desmatado”, para o WWF.

 

Segundo Marcio Salem, presidente da Salem e jurado brasileiro na área, a decisão do GP gerou polêmica entre os jurados, que se dividiram entre “Dumb ways to die” e “Third Eye”, da DDB de Cingapura para a Starhub. “Esse prêmio foi disputadíssimo. O júri se dividiu ao meio e ninguém queria abrir mão de jeito algum”, afirma Salem.

 

A peça concorrente consiste no uso de uma tecnologia para mobile que permite a uma pessoa cega tirar uma foto e enviá-la a outra não deficiente, que descreve a paisagem clicada. Ao balançar o celular, é possível obter o áudio da descrição. “Sinceramente, eu estava no time que defendeu ‘Third Eye’. Achei uma idéia incrível e puramente one to one. ‘Dumb ways’ também é one to one, mas mexe mais com o comportamento de um público consumidor. De qualquer maneira, todos acharam as duas idéias maravilhosas e, no fim, ficamos satisfeitos com o resultado”, conta Salem, que classifica a escolha do ouro brasileiro para “Meu sangue é rubro-negro”, como “unânime e indiscutível”. “Todos amaram a idéia. Infelizmente, para a minha surpresa, ‘Retratos da beleza real’ não causou o impacto que eu imaginava e sequer foi cotado para ouro”, diz.

 

Completa a lista dois Leões de bronze, ambos da Ogilvy, com seus dois cases que também levaram prata, para Dove e para o Sport de Recife. Com esse resultado, o Brasil foi o segundo mais premiado, somente atrás da Austrália – que além do GP, levou quatro ouros (sendo dois para “Dumb ways to die”), três pratas e quatro bronzes. Também se destacaram Nova Zelândia, com seis Leões; e Estados Unidos  e Alemanha, com cinco cada.

 

Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.