Adriana Laham tem contrato de exclusividade com a Dogs Can FlyForam 15 dias de trabalho intenso, quatro deles dedicados a filmagens ininterruptas da nova campanha da GM para a América Latina e Rússia. Projeto conjunto da WMcCann com a produtora brasileira Dogs Can Fly e a internacional Fight Films (representada pela diretora Adriana Laham), a produção estreia primeiro na Argentina, seguindo de lá para os demais países do cronograma e chegando à Rússia nos próximos dez dias.

A exibição no Brasil ainda não está definida: feita para um novo carro, ainda mantido em sigilo, a divulgação por aqui ainda depende de alinhamentos referentes ao lançamento do produto. “Este é um filme de ‘beautiful reality’, envolto em um clima familiar aconchegante e finalizado com a atmosfera envolvente que só a linguagem cinematográfica te proporciona. Apresentamos o projeto para a Adriana e ela imediatamente disse ‘sim’. Existe muita sintonia entre as sugestões dela e as nossas aqui da Dogs. Ela imprime aos trabalhos uma realidade que nos atrai, com atores que são ‘gente como a gente’, um casting com o qual os consumidores se identificam facilmente. Por isso essa parceria funciona tão bem”, diz Guto Figueiredo, diretor-executivo e sócio da Dogs Can Fly, com quem a diretora argentina tem contrato de exclusividade no Brasil.

Toda a campanha foi filmada na Argentina. Segundo Adriana, uma das principais dificuldades foi selecionar o casting para a versão russa. “Além de parecerem russos, os atores deveriam convencer enquanto família russa”, explica. Destacar o automóvel em meio ao universo familiar, de maneira natural, foi outro desafio.

A diretora é uma das poucas mulheres na Argentina a filmar campanhas envolvendo carros. No seu portfólio estão produções para Volkswagen, Subaru e Chevrolet, que lhe rendeu um Leão em Cannes. “Diria que o motivo para haver tão poucos profissionais do sexo feminino neste setor é o estereótipo implícito. É normal direcionar projetos do universo infantil e da beleza para as mulheres, como se elas só entendessem disso. Vejo como algo muito positivo o fato de eu, como mulher, poder transmitir a essas campanhas comumente masculinas um olhar diferente”, afirma Adriana, cuja inspiração vem frequentemente de longas-metragens assinados pelos cineastas Paul Thomas Anderson e Martin Scorsese — “ele é o motivo pelo qual fui fazer faculdade de Cinema”, revela.

Reconhecida por vídeos estrelados por crianças, a profissional diz que a convivência com os pequenos exige paciência, jogo de cintura (já que eles têm horário reduzido de trabalho determinado por lei) e criatividade. “Por vezes, é mais difícil do que com adultos, mas eu amo estar com eles: são espontâneos, carismáticos e, sem dúvida, convincentes. Fora o fato de que são capazes de transformar qualquer ambiente de trabalho em um local agradável”, salienta.

Adriana destaca que boa parte das peças publicitárias para a América Latina tem sido feita em parceria com agências, produtoras e profissionais brasileiros. “A criatividade cresce em ritmo acelerado no Brasil, sempre presente nos grandes festivais e vencedor de muitos prêmios. Todos gostam de filmar boas ideias — e o país verde e amarelo está cheio delas”, declara. A diretora, que há cerca de quatro meses estreitou seus laços com a Dogs Can Fly, está analisando orçamentos junto à produtora e, em breve, um novo projeto em conjunto deve surgir.