A premiada série de documentários da BBC, Planeta Terra, que transformou a forma de contar histórias naturais utilizando diferentes técnicas para registrar a vida selvagem de uma maneira profunda e emocionante, está de volta em seis novos episódios. A segunda temporada, que estreia no domingo (06), será transmitida no Brasil pelo canal Discovery e contará com a narração em português do jornalista Ricardo Boechat.

“Minha primeira experiência com dublagem foi no filme Zootopia, da Disney, onde fiz a voz do âncora do jornal. Tudo foi tão rápido e não me trouxe muita experiência, pois era algo muito parecido com o que já faço. Fazer a narração de um documentário é diferente, fiquei com receio da comparação com o narrador original (Sir David Attenborough), mas a produção da Discovery me deixou super a vontade para a construção de uma qualidade narrativa e dramática. Fiquei muito feliz em fazer parte do projeto, pois nunca tinha visto um documentário incorporar tanta tecnologia, ângulos e precisão de formas de aproximação. A qualidade me surpreendeu muito”, revela Ricardo Boechat.

Alisson Fernández

Dez anos depois da primeira temporada, a série vencedora de quatro prêmios Emmy, desta vez revela as particularidades da fauna e os mais diferentes ecossistemas do mundo. De mamíferos à insetos, das geleiras às florestas tropicais, os episódios, que possuem uma hora de duração, desvendam o mundo selvagem. Entre os destinos visitados, está o cerrado brasileiro, que mostrará a vida do tamanduá-bandeira. Já o último episódio da série irá mostrar a adaptação das espécies aos crescentes espaços urbanos.

“Uma das sacadas do documentário, e que não havia visto em outros programas, é a forma com que eles mostram a natureza pela ótica da caça e não do caçador. Geralmente, vemos o predador impondo sua vontade no jogo da vida, mas em Planeta Terra II, acompanhamos em muitos momentos a vitória do fraco sem artificialismos. A série capturou grandes momentos de redenção, vitória e adaptação. Não é um planeta dos predadores vitoriosos que estão no topo da cadeia alimentar, é um planeta terra da diversidade pela sobrevivência”, afirma Boechat.

Alisson Fernández

Para Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil, é um orgulho trazer para o canal um conteúdo de grande dimensão e qualidade. “É uma série que agrega uma tecnologia nunca vista antes e com uma trilha sonora incrível que traz toda uma dramaticidade necessária para contar a história. Estamos consolidando uma meta de conseguir entregar o melhor conteúdo em termos de documentário, que é o core da Discovery”, afirma.

Ainda segundo Monica, este não será o único programa que a Discovery irá transmitir em parceria com a BBC. “A Discovery América Latina fez um acordo com a BBC. É um pacote que nos dá prioridade nas aquisições de vários produtos. Há programas com Planeta Terra, Planeta Azul, Top Gear, What Not To Wear, enfim, vários outros produtos que iremos veicular durante o ano”, finaliza.