Administrar marcas tão queridas pelo público, como os personagens Disney/Pixar, os heróis da Marvel e os guerreiros de Star Wars, é uma tarefa desafiadora para qualquer profissional de marketing. Para Claudia Neufeld, que assumiu o posto há menos de um ano, estar atenta a tudo o que a companhia realiza é o trabalho mais árduo. Durante a 11ª Expo Disney Brasil, a executiva contou que o cinema e o licenciamento de produtos são importantes negócios da empresa e falou sobre o aumento nos investimentos e conteúdo digital. Claudia também comentou sobre a aposta global da Disney em ter seu próprio serviço de streaming.

Divulgação

Negócios

Este é um momento feliz em que juntamos os nossos licenciados. Temos aqui os nossos parceiros atuais e os futuros, pois muitas pessoas vêm nos visitar, inclusive as agências de publicidade. A Expo Disney Brasil é muito importante para a companhia, pois é um momento único no país em que reunimos praticamente 10 mil pessoas em dois dias de evento. É um terreno fértil para boas ideias. Muitos negócios começam aqui. A Disney Brasil é muito importante para a região e bastante relevante para a companhia mundial. O cinema e o licenciamento de produtos são bastante expressivos em nossas linhas de negócios por aqui. Somos o quarto país para a Marvel no mundo e temos o Hulk como o super-herói mais querido entre os brasileiros. Claro que Mickey e Minnie são eternos símbolos da Disney e são a franquia número um em produtos, mas temos As Princesas, os personagens de Frozen e Marvel com uma presença muito forte em nossas linhas de negócios.

Licenciamento

Queremos dar um olhar de acessibilidade à marca Disney, pois dentro da casa do consumidor entramos via televisão, rádio e diversos outros produtos de consumo. Temos mais de 20 mil produtos licenciados, então queremos estar presentes durante todo o dia da criança, da hora em que ela acorda até a hora que vai dormir. Falamos de criança, mas vamos do bebê, passando pelo adolescente, até chegar ao adulto. Somos uma marca muito democrática, falamos de pluralidade e diversidade. Todo mundo tem um espaço dentro da Disney. Isso é muito bacana e faz brilhar o olho de quem trabalha com o marketing de uma marca assim. Tudo que imaginarmos podemos criar na Disney.

Agressivo

O investimento em marketing aumentou nos últimos anos, pois adquirimos novas propriedades. Então, os objetivos e desafios também aumentaram. As metas estão cada vez mais agressivas e temos de trabalhar com muita criatividade e inovação, pois muitas vezes precisamos fazer mais com menos. Tudo isso exige muito do profissional de marketing, que precisa pensar fora da caixinha em ações mais impactantes. Dentro da fatia do que já trabalhávamos como mídia, o investimento no digital aumentou. O trabalho de social media é muito relevante, pois ele fala direto com a nossa audiência. Não conseguimos especificar o quanto de investimento aumentamos, pois depende muito da marca, do momento e do público com que estamos trabalhando.

Digital

A essência da Disney sempre foi a criação das histórias, storytelling e conteúdo. A maneira em que entregamos esses conteúdos precisa evoluir com o tempo e com as mídias disponíveis, que, neste caso, é o digital. Vamos continuar evoluindo e estaremos sempre onde nossa audiência estiver.

Streaming

Estamos muito felizes e confiantes nessa aposta. Acreditamos que esse é um passo superimportante e precisava ser realizado. Vamos explorar esse mercado de streaming de uma maneira mais atual. Ainda não sabemos como vai ser, não temos uma data ou se será por país ou região, mas apostamos no futuro dessa possibilidade e confiamos muito na liderança global da empresa.

Parque

Não é que nunca teremos um parque no Brasil, mas, como em toda empresa, precisamos de um modelo de negócios viável e sustentável. Temos interesse e sempre analisamos planos. O atual momento econômico e político do país também não nos ajuda, com isso, trazemos a magia Disney de uma outra maneira até o dia em que possamos ter um parque por aqui. Temos cerca de 1,6 milhão de brasileiros em nossos parques nos Estados Unidos por ano, sabemos que é um público bastante relevante.

Coragem

Acredito que novas ideias virão. A Disney faz sempre apostas certeiras e é uma empresa corajosa que não tem medo de inovar.